Entre em contato conosco

Futebol Alemão

A promessa Jude Bellingham e a construção de sua carreira com apenas 17 anos

Published

em

Foto: Instagram Oficial/Jude Bellingham

Conheça a trajetória do jogador de apenas 17 anos que já fez história no Birmingham, no Borussia Dortmund e na seleção da Inglaterra

Compartilhe esta publicação

Já imaginou ter 17 anos, ter sua camisa aposentada no seu ex clube, ser o artilheiro mais novo da história de um grande time alemão e ainda ser convocado por sua  seleção? Foi exatamente isso que aconteceu com o meia atacante Jude Bellingham, um jovem jogador que já vê sua carreira alavancar tão cedo.

Jude começou a jogar no Birmingham, time que disputa a Championship (segunda divisão da Inglaterra) no sub-8. No começo da temporada 2019/2020, o atleta estreou profissionalmente pelo clube inglês e disputou 44 jogos já no primeiro ano pela equipe principal, se tornando o jogador mais novo a defender o Birmingham. Na temporada passada, ainda quebrou outro recorde, que foi o de mais novo a marcar um gol pelo time. No total, fez quatro gols e deu três assistências nessa primeira temporada como profissional. O atleta se tornou um dos principais nomes do time do Birmingham e, apesar de a equipe ter terminado o campeonato em uma colocação ruim, Jude Bellingham atraiu a atenção de gigantes da Europa.

Por ter se destacado tanto na Inglaterra, o Borussia Dortmund fez uma proposta, ao Birmingham, de aproximadamente 23 milhões de euros para ter Bellingham. Outros grandes da Europa como Chelsea, Bayern de Munique e Manchester United também contataram o jogador, mas o atleta escolheu o oeste da Alemanha para ser sua casa.

Antes de sair do clube, Jude recebeu uma grande homenagem do Birmingham. O time inglês aposentou a camisa 22, a qual o atleta atuava, em forma de uma homenagem ao  jovem promissor. “O número 22 se converteu no sinônimo de Jude e sua subida ao elenco principal com apenas 16 anos. Por isso, o clube decidiu aposentar seu número para recordar uma das nossa revelações e inspirar os outros”, foi o que escreveu o clube em um comunicado. Para muitos, essa atitude do clube inglês de aposentar a camisa  de um jogador que atuou profissionalmente durante apenas uma temporada é precipitada. No entanto, essa ação do Birmingham mostra o orgulho de ter tido, em sua categoria de base, um dos atletas ingleses mais promissores da atualidade. Além disso, como foi dito no comunicado, incentiva a outras crianças e adolescentes a nunca desistirem do sonho de serem jogadores de futebol.

Já no Borussia Dortmund, Bellingham vem se adaptando ao estilo de jogo do time alemão e do técnico Lucien Frave. A estreia de Jude pelo Dortumund foi no dia 14 de setembro, contra o Duisburg, pela Copa da Alemanha. O Borussia ganhou de 5 a 0 e, inclusive, com um gol do jovem atleta. Assim, ele bateu mais um recorde, sendo o  jogador mais novo a marcar um gol pelo time alemão. Até agora, Bellingham disputou 11 jogos, sendo titular em alguns.

Jude Bellingham em sua estreia pela seleção inglesa (Foto: Instagram Oficial)

Na seleção inglesa, o atleta também faz história. Devido à grande quantidade de lesões que o técnico Gareth Southgate teve que lidar, a última convocação da Inglaterra contou também com o nome de Jude Bellingham. No último jogo disputado contra a Irlanda, que saiu 3 a 0 para os ingleses, Jude fez sua estreia. Com isso, se tornou o terceiro jogador mais novo a atuar pela seleção inglesa, atrás de somente Theo Walcott e Wayne Rooney. Porém, a diferença de idade não foi grande: Walcott estreou com 17 anos e 74 dias, Rooney com 17 e 110 dias e Bellingham com 17 e 137 dias.

Com certeza, Jude já vê sua carreira crescer rapidamente quando ainda é a sua segunda temporada sendo jogador profissional de futebol. Claro, é apenas uma promessa, mas mais um dos grandes nomes da próxima geração inglesa. Se vai dar certo só o tempo dirá. Enquanto isso, desfrutemos seu futeol e sua rápida ascensão na carreira.

Compartilhe esta publicação
Continuar Lendo
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *