Entre em contato conosco

Motor

Chase Elliott: Campeão da NASCAR Cup Series 2020

Published

em

Mesmo largando em último lugar após uma penalidade, Chase Elliott (#9) deu um show de pilotagem em Phoenix e se torna o novo campeão da NASCAR Cup Series.

Compartilhe esta publicação

Depois de uma das temporadas mais atípicas de toda sua história, repleta de interrupções, cancelamentos e provas sem público, a NASCAR Cup Series provou para seus fãs que conseguiu vencer a pandemia do COVID-19 e conduziu uma incrível temporada até sua última etapa que aconteceu neste domingo (8) em Phoenix. Uma temporada que provavelmente vai entrar para a história da NASCAR.

O circuito de 1 milha do Arizona também nos trouxe a despedida de 3 pilotos que não estarão mais na Cup Series a partir do ano que vem: Clint Bowyer (#14); Matt Kenseth (#42) e Jimmie Johnson (#48). Mais do que fim da temporada, essa corrida nos trouxe também o adeus a esses 3 ótimos pilotos, com o devido destaque para Jimmie Johnson, nosso eterno JJ, um dos favoritos dos fãs na temporada.

Foto: Divulgação NASCAR

Após 9 corridas disputando os playoffs, apenas 4 pilotos iriam decidir o título 2020: Joey Logano (#22); Brad Keselowski (#2); Danny Hamlin (#11) e Chase Elliott (#9). Dentre estes, foi Elliott quem já começou a prova com o pé esquerdo ao ser reprovado na inspeção pré-corrida, que o forçou a largar em último lugar.

E foi com esse clima de decisão e despedida que a NASCAR nos brindou com mais um show nas pistas.

 

Stage 1

Joey Logano (#22) largou na frente e em poucas voltas já abriu uma boa distância, deixando a briga pelo segundo lugar para Brad Keselowski (#2) e Danny Hamlin (#11). O ritmo do #22 se mostrava bem constante, e mesmo após a primeira bandeira amarela de competição (30 voltas), Logano permaneceu na liderança.

Mesmo tendo largado em último Chase Elliott (#9), fez uma incrível corrida de recuperação e faltando cerca de 10 voltas para o fim do estágio já estava ocupando o 3° lugar. As últimas voltas, a propósito, nos presentearam com os 4 pilotos que disputavam o título nas 4 primeiras posições.

Foto: Divulgação NASCAR

Danny Hamlin (#11) até tentou pressionar Joey Logano (#22) no final do estágio, mas mesmo com um grande volume de retardatários a sua frente, Logano manteve a liderança em todas as voltas do estágio e levou a primeira vitória da tarde deste domingo.

 

Stage 2

Joey Logano (#22) iniciou o estágio na liderança, continuou com sua ótima defesa dos ataques de Danny Hamlin (#11), mas algumas voltas depois foi Chase Elliott (#9) quem assumiu a liderança após uma pilotagem impecável que o levou do último ao primeiro lugar. No começo deste estágio, o carro de Logano aparentava alguma perda de rendimento, e ele acabou caindo para o 3° lugar.

Foto: Divulgação NASCAR

A primeira parada nos pits aconteceu em bandeira verde e trouxe importante mudanças no grid. Jimmie Johnson (#48) chegou a assumir a liderança da prova por algumas voltas, mas foi devido a sua opção de entrar por último nos boxes. Após algumas voltas Chase Elliott (#9) assumiu novamente a liderança até uma bandeira amarela quase no final do estágio.

Todos os pilotos optaram por parar nos boxes, e Kurt Busch (#1) larga na liderança, mas em menos de 1 volta perdeu a posição Chase Elliott (#9). Nas voltas seguintes Elliott seguiu tranquilo em sua liderança, mas isso é NASCAR, e em uma reviravolta inesperada Brad Keselowski (#2) ultrapassa o #9 na última volta e fatura a vitória do segundo estágio.

 

Final Stage

O último estágio da temporada 2020 começou com a parada nos pits e Chase Elliott (#9) assumindo a liderança novamente antes da relargada. O começo deste terceiro estágio se manteve bem morno, afinal, nenhum piloto com reais condições de título iria arriscar uma manobra muito agressiva a esta altura. Era esperado que após a última parada nos pits os pilotos começariam a brigar com mais força por posições.

Faltando 55 voltas os pilotos começam a realizar a parada nos boxes em bandeira verde. Até então essa seria provavelmente a última parada da prova. Joey Logano (#22) assumiu a liderança após a parada, e os 4 pilotos disputando o título ocupavam as 4 primeiras posições, e briga pelo título começava a se formar a partir deste ponto.

Foto: Divulgação NASCAR

Algumas voltas depois Chase Elliott (#9) assumiu mais uma vez a liderança, e abriu  quase 3s de diferença de Joey Logano (#22). Faltando somente 10 voltas Brad Keselowski (#2) assumiu o segundo lugar após ultrapassar Logano, e iniciou uma corrida contra o tempo para tentar chegar em Elliott, mas a esta altura não adiantava mais.

E foi assim, largando em ultimo lugar, crescendo em sua corrida a cada volta, com um ótimo carro, um excelente trabalho de equipe e muita garra, que Chase Elliott se tornou o campeão da NASCAR Cup Series 2020.

Após a vitória, uma emocionante homenagem de Jimmie Johnson (#48) que andou lado a lado com o campeão. Isso é NASCAR.

Foto: Divulgação NASCAR

E desta forma, encerramos mais um ano de temporada da NASCAR que deve entrar para a história. Nos vemos no dia 14 de fevereiro de 2021 na próxima temporada da NASCAR cup Series. Fiquem com os resultados de Phoenix:

 

Compartilhe esta publicação
Continuar Lendo
1 Comentário

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *