Entre em contato conosco

Automobilismo

Chase Elliott vence em Martinsville e vai para a final da NASCAR

Publicado:

em

Chase Elliott

Com somente 3 vagas disponíveis, Chase Elliott, Brad Keselowski e Denny Hamlin vão para as finais da NASCAR Cup Series 2020 após uma tensa corrida em Martinsville. Kevin Harvick fica de fora das finais por 1 ponto.

Neste último domingo (1) a NASCAR Cup Series chegou em um momento crucial do campeonato 2020. A penúltima corrida da temporada 2020 é aquela que também vai definir os 4 pilotos que irão correr pelo título na etapa final em Phoenix. Dos 8 pilotos atualmente nos playoffs, apenas Joey Logano (#22) já estava com um lugar garantido na final devido a uma vitória, todos os demais 7 pilotos ainda corriam risco de eliminação. Antes da corrida, haviam portanto 2 cenários desenhados para as 3 vagas restantes na final:

  • Os 3 pilotos com mais pontos (no caso do vencedor da prova ser um piloto que não esteja nos playoffs);
  • Os 2 pilotos com mais pontos + o piloto vitorioso desta corrida (no caso do vencedor da corrida ser um dos 7 pilotos dos playoffs);

Desta forma, todos os 7 pilotos na disputa ainda tinham chances reais de seguir para a grande final.

Chase Elliott

Coube à pista de Martinsville esta imensa responsabilidade, o que só tornou as coisas mais interessantes. O circuito do estado da Virgínia é um dos menores circuitos da NACAR (juntamente com Bristol), já que  possui apenas 0,5 milha e suas curvas tem inclinação de 12°. É uma pista pequena, apertada e com curvas difíceis. Os retardatários são constantes, assim como o contato entre os carros, ou seja, não havia lugar mais emocionante para uma corrida tão decisiva e tão tensa como esta.

Foram programadas um total de 500 voltas, divididas em 3 estágios como é o padrão da Cup Series, com uma bandeira amarela de competição prevista para a volta de número 30.

 

Stage 1

Na largada do primeiro estágio tivemos a liderança do Brad Keselowski (#2) por algumas voltas, até ele perder a posição para Martin Truex Jr. (#19). Mesmo após a primeira bandeira amarela da corrida (a de competição), Truex continua na liderança.

Após a segunda bandeira amarela do estágio, Chase Elliott (#9) saiu na frente na relargada, mas Denny Hamlin (#11) assumiu a liderança até uma nova bandeira amarela causada por um acidente.

Chase Elliott

Foto: Divulgação NASCAR

Mesmo após a relargada Denny Hamlin (#11) manteve a liderança e venceu o primeiro estágio, garantindo pontos importantes para os playoffs.

 

Stage 2

No começo do estágio Kevin Harvick (#4) foi forçado a ir para os pits após um contato com Matt Kenseth (#42) que causou o estouro do pneu traseiro de seu carro.

A sujeira na pista provocou mais uma bandeira amarela e obrigando os carrinhos de limpeza a entrarem na pista. Os pilotos aproveitam para a parada dos pits em bandeira amarela.

A relargada aconteceu com Chase Elliott (#9) na frente, mas algumas voltas depois Ryan Preece (#37) rodou devido a um contato causando uma nova bandeira amarela.

Chase Elliott

Foto: Divulgação NASCAR

Nas últimas voltas do estágio Denny Hamlin (#11) pressionou bastante Chase Elliott (#9), mas não foi o suficiente para impedir que Elliott vencesse, também garantindo pontos importantes e deixando a tensa decisão dos playoffs para o ultimo estágio.

 

Final Stage

O estágio final começou com um clima tenso, afinal, ao completarmos as 500 voltas da prova, 4 pilotos dariam adeus ao campeonato 2020 da NASCAR. Chase Elliott (#9) manteve a liderança nas primeiras voltas. O cenário deste começo de estágio levaria uma eliminação de Kevin Harvick (#4), Alex Bowman (#88), Martin Truex Jr. (#19) e Kurt Busch (#1), mas a NASCAR nunca para de nos surpreender.

Chase Elliott

Foto: Divulgação NASCAR

Os pilotos aproveitaram a primeira bandeira amarela para realizar as paradas nos pits. Um erro de equipe custa a Chase Elliott (#9) sua liderança. A direção de prova aplicou uma punição a Elliott devido a um dos mecânicos ter acessado a pista antes da hora (eles só podem acessar quando o carro estiver a 1 pit box de distância). Em uma virada inesperada, a direção de prova removeu a punição e Elliott voltou à disputa, embora algumas posições atrás. Após os pits Joey Logano (#22) assumiu a liderança.

Faltando 102 voltas tivemos mais uma bandeira amarela devido a danos no carro de Joey Gase (#52).

Após a relargada o drama por uma vaga na final deu mais uma reviravolta e Kevin Harvick (#4) empata por pontos com Brad Keselowski (#2), pelo menos até William Byron (#24) colidir e ocasionar outra bandeira amarela. Após a relargada Harvick e Keselowski continuaram disputando a última vaga na final, a cada ultrapassagem os números de pontos atualizados pela NASCAR variavam entre 2 e 4 pontos, sempre favorecendo Keselowski.

Chase Elliott

Foto: Divulgação NASCAR

Faltando cerca de 20 voltas um problema no pneu provocou uma parada nos pits de Martin Truex Jr. (#19), o que a essa altura praticamente lhe custou a vaga na final. A essa altura Kurt Busch (#1) também já estava fora com -86 pontos.

Nas ultimas 10 voltas da corrida Chase Elliott (#9) manteve a liderança e consequentemente sua vaga na final, mas toda atenção se volta para as 2 ultimas vagas, disputadas por Kevin Harvick (#4), Brad Keselowski (#2) e Denny Hamlin (#11) que estavam somente a 1 ponto de diferença cada um. Um verdadeiro show como só a NASCAR consegue proporcionar a seus fãs.

Chase Elliott

Foto: Divulgação NASCAR

Na última volta Kevin Harvick (#4) tentou uma controversa ultrapassagem sobre Kyle Busch (#18) e o fez rodar, mas não foi o suficiente para que ele conseguisse seu ultimo ponto, ficando de fora da final.

Chase Elliott (#9) vence em Martinsville e segue para a grande final em Phoenix na semana que vem juntamente com Joey Logano (#22), Brad Keselowski (#2) e Denny Hamlin (#11).

 

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.