Entre em contato conosco

Automobilismo

Com pista molhada e corrida encerrada antes, Vesti conquista a primeira na temporada

Publicado:

em

Frederik Vesti ganha a primeira prova na temporada 2020 da F3

A corrida começou com chuva, que foi aumentando de intensidade, e a dez voltas para o final forçou o término com bandeira vermelha.

Frederik Vesti largou na pole para conquistar sua primeira vitória na Corrida 1 da fórmula 3, mas não é bem assim que o dinamarquês imaginou, com a corrida terminando nove voltas mais cedo devido a uma perigosa chuva torrencial.

Com mais de 25% da corrida ainda em jogo, apenas metate dos pontos será concedido aos pilotos, deixando Vesti com uma sensação de frustração em um fim de semana em que ele mostrou ritmo real.  A Trident aproveitou sua corrida de maior sucesso no campeonato com seu trio de pilotos provando suas habilidades no molhado, como Lirim Zendeli e David Beckmann ficarando em segundo e terceiro e uma investida tardia de Olli Caldwell o levou a terminar em quarto.

Não foi uma tarde tão bem-sucedida para as outras duas PREMAs, pois Oscar Piastri caiu de quarto para quinto, e Logan Sargeant caiu do terceiro para o sétimo.

A corrida

O tempo estava longe de melhorar antes do início da corrida. Trechos da pista estavam molhados, mas a reta principal permaneceu seca com apenas gotas de chuva caindo no Red Bull Ring enquanto os carros alinhados para a volta de formação, gerando muita discussão no campo sobre quais pneus começar. Assima  maioria do grid optou por utilizar os compostos para chuva, mas Federico Malvestiti e Cameron Das na parte de trás tentavam arriscar, mas na volta de formação e eles voltaram aos boxes para mudar para o Pirellis molhado.

Vesti praticamente não se incomodou, mas seus companheiros de equipe lutaram contra as condições climáticas. Beckmann manteve o segundo lugar, apesar de uma tentativa de Piastri antes que seu companheiro de equipe Zendeli começar a escalar o pelotão de P6 para P2 e entrar espelho retrovisor do líder da corrida.

A chuva estava ficando mais forte e Max Fewtrell claramente não estava feliz, dizendo à equipe que ele podia mal ver a pista. Caldwell não parecia ter o mesmo problema,pois estava em disputa com Logan Sargeant e Theo Pourchaire. Liam Lawson parecia ter um controle sobre o carro e decidiu investir em uma ultrapassagem sobre  Alex Peroni, mas Lawson acabou se movimentando e as duas rodas bateram. 

As condições começaram a ficar muito mais difíceis e Alex Smolyar foi o primeiro a sair. O russo perdeu o controle na curva final e girou batendo nas barreiras, ocasionanodo o primeiro carro de segurança.

Vesti escapou sem problemas na relargada,mas o carro de segurança não ficaria nos boxes por muito tempo, pois Clement Novalak perdeu o controle do carro.

A corrida recomeçou e os três primeeiros permaneceram em seus lugares, com ninguém criando riscos desnecessários. O pelotão mais atrás estava menos cauteloso e Caldwell foi para cima de Piastri em quarto, passando por ele no interior da curva 2. Richard Verschoor também queria ganhar posiçôes, subindo sexto, para quinto.

O safety car retornaria pela última vez na volta seguinte, com Roman Stanek rodando e Sebastian Fernandez perdendo o controle na reta principal. Isso foi o suficiente para o comissários da prova optarem pela bandeira vermelha.

Isso deu a Vesti a primeira vitória na F3, embora em circunstâncias difíceis. Confirmou uma fantástica prova para  a Trident, que fez o melhor com Zendeli, Beckmann e Caldwell seguindo Vesti, à frente de Piastri na quinta colocação. Verschoor ficou com o sexto, à frente de Sargeant, Lawson e Pourchaire. 

Pódio

(Photo by Joe Portlock – Formula 1/Formula 1 via Getty Images)

Classificação da prova

Classificação da corrida

 FREDERIK VESTI 

“. Estou muito feliz e satisfeito com a vitória e gostaria de agradecer à PREMA por fazer um ótimo trabalho. Ontem estava seco e hoje  molhado, por isso foi uma grande mudança, mas conseguimos fazer bem e eu estou muito feliz pelos bons pontos e uma boa corrida, então, graças à PREMA e ao meu bom patrocinador “.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.