Entre em contato conosco

Automobilismo

Eric Granado confirma domínio e vence em Jerez

Publicado:

em

Granado lidera campeonato após vitória na estreia

Na etapa inaugural do Campeonato Mundial de Moto-E 2020, o piloto Eric Granado confirma ótimo momento e vence em Jerez de La Frontera.

A jovem promessa brasileira Eric Granado, piloto da equipe Avintia Esponsorama Racing, confirmou seu grande momento na categoria e na manhã deste domingo, 19, venceu a etapa inaugural da Moto-E, disputada em Jerez de La Frontera, na região da Andaluzia na Espanha.

Granado sobra na pista de Jerez.

Eric Granado: vitória e recorde da pista de Jerez de La Frontera. Foto: MotoGP/MotoE.

Granado manteve o ótimo ritmo em que terminou a temporada passada, onde venceu as duas últimas corridas para iniciar o novo Mundial em vantagem na busca do título. Além da vitória, a terceira seguida na categoria, Granado bateu o recorde da pista com uma motocicleta elétrica, com o tempo de 1:47.656 e finalizou o fim de semana de forma perfeita, tendo liderado todas a sessões de treino, largado da pole e conquistado a vitória, mostrando que está muito focado na disputa pelo caneco da temporada.

Com o resultado, Granado larga na frente no campeonato, somando 25 pontos, seguido pelo italiano e atual campeão da MotoE, Matteo Ferrari, da equipe Trentino Gressini MotoE, que terminou o GP da Espanha em segundo. O suíço Dominique Aegerter (Dynavolt Intact G), completou o pódio na primeira etapa e vai no encalço dos líderes para a próxima corrida, também em Jerez.

Apesar de ter largado mal, perdendo a primeira posição logo na primeira curva para Lukas Tulovic, Eric não mostrou desespero e se acertou rapidamente, conquistando a ponta antes da metade da volta inicial. Ao final das 6 voltas programadas, o piloto da Avintia recebeu a bandeira quadriculada com uma vantagem de mais de 3 segundos, grande se levado em conta o equilíbrio das motos da categoria.

Granado explica que foi surpreendido por um novo comportamento da Energica Ergo Corsa, explicando assim a largada ruim. “Ela empinou um pouco na largada. Foi a primeira vez que isso aconteceu na Moto-E”, comentou. “E acho que foi por causa do maior torque que temos nesta temporada, pois eu nunca tinha sentido isso. A roda dianteira levantou na arrancada e me fez perder um pouco de tempo até a moto se estabilizar no chão novamente”, detalha, lembrando que uma característica das motos elétricas é “entregar” toda a potência e torque imediatamente, diferente do que acontece nas de motor a combustão, que têm uma “entrega progressiva”.

Granado lembrou que após o reflexo inicial para estabilizar a moto, manteve sua atenção total para recuperar a liderança, perdida para Tulovic: “Eu o passei já na reta oposta e então me concentrei em fazer o máximo. Depois disso eu pude controlar a distância (para o restante do grid)”, destacou. A partir da ultrapassagem bem-sucedida, o piloto brasileiro passou a viver um monólogo, aumentando sua diferença para os demais pilotos a cada volta e sobrando na pista.

No próximo final de semana a Moto-E realiza a segunda etapa da temporada 2020, também em Jerez de la Frontera. Com o acumulo de corridas devido a paralisação em consequência da pandemia do Covid 19, Granado comentou sobre a situação inédita de realizar corridas em fins de semana seguidos. “É a primeira vez na minha vida que tenho duas corridas em duas semanas. Teremos novamente os treinos, a briga pela pole”, relata o piloto da equipe Avíntia, que já começa a planejar a estratégia para manter a liderança da competição e o bom momento. “Então acho que começamos do zero novamente na próxima sexta-feira. Preciso continuar trabalhando da mesma forma, melhorar em algumas áreas e tentar ser ainda mais consistente. Sempre há coisas para melhorar e vamos trabalhar nelas”, completou o líder do Mundial de Moto-E.

O brasileiro Eric Granado disputa o Campeonato Mundial de Moto-E com patrocínio de Oakley, Shark, Alpinestars e Thinkers, além do apoio de Orbea, Marazul, Edge e Frota.

 

Resultado da primeira etapa do Mundial de Moto-E 2020, em Jerez de la Frontera:

1) Eric Granado (Brasil, Avintia Esponsorama), sete voltas em 10min55s542, média de 145,7 km/h
2) Matteo Ferrari (Itália, Trentino Gressini MotoE), a 3s044
3) Dominique Aegerter (Suíça, equipe Dynavolt Intact G), a 3s299
4) Lukas Tulovic (Alemanha, Tech3 E-Racing), a 3s517
5) Mattia Casadei (Itália, Ongentta SIC58 Squadracorse), a 4s082
6) Jordi Torres (Espanha, Pons Racing 40), a 4s245
7) Alejandro Medina (Espanha, Openbank Aspar Team), a 4s909
8) Xavier Simeon (Bélgica, LCR E-Team), a 5s475
9) 6) Josh Hook (Austrália, Octo Pramac MotoE), a 5s795
10) Mike Di Meglio (França, EG 0,0 Marc VDS), a 8s484

Classificação dos dez primeiros colocados no Campeonato:

1) Eric Granado (Brasil, Avintia Esponsorama), 25 pontos
2) Matteo Ferrari (Itália, Trentino Gressini MotoE), 20
3) Dominique Aegerter (Suíça, equipe Dynavolt Intact G), 16
4) Lukas Tulovic (Alemanha, Tech3 E-Racing), 13
5) Mattia Casadei (Itália, Ongentta SIC58 Squadracorse), 11
6) Jordi Torres (Espanha, Pons Racing 40), 10
7) Alejandro Medina (Espanha, Openbank Aspar Team), 9
8) Xavier Simeon (Bélgica, LCR E-Team), 8
9) 6) Josh Hook (Austrália, Octo Pramac MotoE), 7
10) Mike Di Meglio (França, EG 0,0 Marc VDS), 6

Calendário 2020

1ª etapa – 19/07 – Jerez de la Frontera, Espanha
2ª etapa – 26/07 – Jerez de la Frontera
3ª etapa – 13/09 – Misano, Itália
4ª etapa – 19/09 – Misano, Itália
5ª etapa – 20/09 – Misano, Itália
6ª etapa – 10/10 – Le Mans, França
7ª etapa – 11/10 – Le Mans, França

Com informações da Assessoria de comunicação do piloto.

Compartilhe esta publicação