Entre em contato conosco

Fórmula 1

Lance Stroll conquista primeira pole position da carreira

Published

em

Compartilhe esta publicação

Treino classificatório da Turquia tem paralisações por conta da chuva e muitos carros rodando

Imagem: Reuters

O final de semana da Fórmula 1 em Istambul Park começou escorregadio. Com a pista recapeado pouco menos de duas semanas antes do primeiro treino livre, o asfalto ainda estava soltando óleo o que causou uma festival de rodadas. Para piorar a situação, a chuva veio no sábado de manhã e o último treino livre e o classificatório foram com muita água na pista.

O Q1 começou sem chuva, mas o volume de água causou várias deslizadas e rodadas. Com 10 minutos para o fim do treino a chuva voltou e com pouco menos de 7 minutos veio a bandeira vermelha, foram 44 minutos de paralisação até que fosse mais seguro.

Assim que os carros foram liberados, Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) rodou e quase atingiu Verstappen (Red Bull). Depois foi Romain Grosjean (Haas) quem rodou e foi parar na caixa de brita, o ocasionou uma segunda interrupção, porém mais curta. Com 3m50 para o fim da primeira etapa da classificação os pilotos fizeram o que conseguiram. Foram eliminados Kevin Magnussen (Haas) em 16º, Daniil Kvyat (Alpha Tauri) 17º, George Russell (Williams) 18º, Romain Grosjean (Haas) 19º e em último Nicholas Latifi (Williams).

Durante o Q2 as condições da pista foram evoluindo e os tempos foram caindo. Verstappen foi o mais rápido, com o companheiro Alexander Albon logo atrás. Hamilton foi o terceiro. Na ponta de baixo, foram eliminados Lando Norris (McLaren) em 11º, Sebastian Vettel (Ferrari) 12º, Carlos Sainz (McLaren) 13º, Charles Leclerc (Ferrari) 14º e Pierre Gasly em 15º. Destaque para a Alfa Romeo que pela primeira vez em 2020 levou os dois carros para o Q3.

Imagem: Alfa Romeo

A disputa pela pole position começou com Max na frente, mas foi logo superado por Pérez (Racing Point) que vinha com compostos intermediários. A RBR então trocou os pneus do piloto holandês para os mesmos do mexicano, mas a troca não foi positiva. Pérez ainda melhorou o tempo e fez 1m49s321, mas no finalzinho do Q3 foi superado pelo companheiro Lance Stroll que cravou 1m47s765. Verstappen ficou com a segunda posição com 1m48s055.

Imagem: Lance Stroll via Twitter

“É um grande resultado para a equipe, algo que nós não estávamos esperando. Eu prefiro P3 do que P2, acho que para a largada amanhã fará diferença”, disse Sergio Pérez.

Já Max Verstappen não se mostrou nem um pouco satisfeito com a segunda posição.

“Estou desapontado. Quando você é o primeiro por um tempo e termina em segundo, não é o que você esperava”, relatou o holandês.

Para Lance Stroll é um dia que ele não vai esquecer tão cedo. É a primeira pole de um canadense desde Jacques Villeneuve no GP da Europa de 1997.

“Eu não consigo colocar em palavras no momento, estou chocado! É com certeza um dos destaques da minha carreira, a gente sonha com esse momento enquanto crescemos e é muito especial!”, declarou o canadense.

Completam o top 10 Alexander Albon em 4º, Daniel Ricciardo (Renault) é 5º, Lewis Hamilton (Mercedes) o 6º, Esteban Ocon (Renault) é 7º, Kimmi Raikkonen o 8º, Valtteri Bottas (Mercedes) é 9º e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) é o 10º.

Imagem: Reuters

PENALIZAÇÕES – George Russell apesar de ter feito o décimo oitavo tempo, vai largar da última posição pela troca de componentes na unidade de potência. Com isso Grosjean é promovido para 18º e Latifi para 19º.

Carlos Sainz foi punido com 3 posições no grid de largada por bloquear Pérez durante o Q2. Já Lando Norris foi punido por ignorar bandeira amarela dupla no Q1, perdendo 5 posições, além de 3 pontos na superlinceça. Com as penalidades, Vettel fica com a 11ª posição, Leclerc é 12º, Gasly 13º, Magnussen 14º, Sainz 15º e Norris o 16º.

Imagem: Scuderia Ferrari

A largada do GP da Turquia está prevista para as 7h10 da manhã, no horário de Brasília, neste domingo 15 de novembro.

Compartilhe esta publicação
Continuar Lendo
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *