Entre em contato conosco

Automobilismo

NASCAR estreia circuito inédito em Daytona

Publicado:

em

Chase Elliott venceu a prova deste último domingo da NASCAR Cup Series, em uma prova que quase foi interrompida pela chuva, e trouxe a estréia de um novo circuito misto em Daytona.

Se passam quase 6 meses desde a última vez que a Nascar esteve em Daytona. Na época, a Daytona 500 nos brindou com chuva, adiamento de prova, big one, Donald Trump na pista, rasante do Air force one, além de um dos final mais espetaculares já vistos. Sim, queremos mais Daytona! Mas de lá pra cá muita coisa aconteceu, e não tivemos o tradicional retorno com a Daytona 400 no feriado de 4 julho, devido à pandemia.

Mas a espera valeu a pena, já que no último domingo a Nascar retornou a Daytona em grande estilo! E não estamos falando da Daytona 400, pois as restrições do estado de New York para o COVID-19 impossibilitaram a realização da etapa de Watkins Glen, uma das etapas de circuito misto da temporada, então a solução encontrada pela NASCAR foi inédita: Realizar mais uma etapa em Daytona, só que em um inédito circuito misto.

Não estamos falando aqui do Road course, configuração utilizada nas 24hs de Daytona, estamos falando de um circuito totalmente inédito, ou se preferir o “roval” de Daytona. Basicamente, uma variação do road course que acrescenta uma nova chicane ao final do terceiro segmento, logo após a Bus stop e a curva 4 do oval. A adição da inédita chicane se fez necessária por razões de segurança, os carros chegariam à curva 1 com cerca de 330 a 340 km/h, uma curva que já é famosa por causar acidentes com carros GT, que são preparados para circuito misto. 

Daytona

Foto: Divulgação NASCAR

A expectativa para a estréia do novo circuito era grande, afinal os carros da Nascar são grandes, pesados, tem uma potência absurda e freios dimensionados para uso circuito oval que não são de carbono. A era dos simuladores entrou então em ação, e o iRacing disponibilizou o novo traçado para que muitos pilotos pudessem testá-lo, afinal somente 10 dos pilotos já participaram de corridas no road course, dentre os quais Kyle Bush correu este ano nas 24hs de Daytona.

Antes da largada, porém, Ryan Newman faz um emocionante agradecimento por rádio a toda equipe médica que o atendeu no acidente da Daytona 500, e agradece por terem salvo sua vida.

A largada do primeiro estágio acontece com Danny Hamlin (11) e Kevin Harvick (4) dividindo a primeira curva. Kyle Bush assume o segundo lugar logo após os carros entrarem na parte interna do circuito e até a segunda volta já consegue ultrapassar Hamlin e assume o primeiro lugar, embora não tenha sido capaz de manter a posição por muito tempo a perdendo novamente para Hamlin.

Daytona

Foto: Divulgação NASCAR

Logo nas primeiras voltas, os danos feitos aos pneus de Bush nas duas chicanes confirmam a suspeita de que os carros teriam muita dificuldade nesse traçado misto. Uma nova câmera instalada nos pedais de alguns dos carros, mostrava com detalhes o desafio dos pilotos em controlar os carros na pista.

Antes de encerrar o primeiro estágio, o contato entre Danny Hamlin e Martin Truex Jr (19) na disputa pelo primeiro lugar, obriga Hamlin a ir para o pit com dano no pneu e para-lama. Alex Bowman (88) também tem seu pneu traseiro esquerdo estourado na última volta do estágio. A vitória deste estágio é de Chase Elliott (09).

O segundo estágio começa com uma ótima relargada de Joey logano (22) que alcança o segundo lugar e começa sua disputa com Danny Hamlin. Todavia quem realmente acaba assumindo a liderança é Martin Truex Jr, mas não consegue sustentá-la até o final do estágio, deixando para Danny Hamlin a vitória do segundo estágio. Na verdade, Martin Truex não somente não faturou o estágio como recebeu uma punição por ter excedido a velocidade nos pits, o que fez com que ele perdesse todos os pontos do estágio, e ainda fosse obrigado a largar em último no terceiro estágio.

O terceiro último estágio começa com a liderança tranquila do Chase Elliott (09), embora logo no começo Kevin Harvic tenha rodado pouco após a curva 1 e parado o carro na contramão. Todos os demais pilotos conseguiram desviar e não houveram mais problemas, até uma bandeira amarela na volta 34. Enquanto isso, Bayley Currey substitui JJ Yeley no carro 27. 

Porém, começam os primeiros pingos de água em Daytona e a prova é interrompida com bandeira vermelha. Prova adiada como a Daytona 500? Não desta vez. No circuito misto, os carros têm direito a 2 jogos de pneus para chuva, além dos 7 slicks, o que em teoria permite que a prova continue na chuva, porém a interrupção foi em razão dos raios que caiam na região de Daytona, e o protocolo de segurança manda que todos saiam da pista em condições assim.

Daytona

Foto: Divulgação NASCAR

Cerca de aproximadamente 40 min depois temos novamente a bandeira verde e a prova é retomada, pelo menos até Kyle Bush apresentar um problema nos freios e se retirar para a garagem. À primeira vista, parecia realmente que o “bushinho” estava fora da corrida, logo ele que ainda não ganhou nenhuma prova em 2020, mas algumas voltas depois, para surpresa de muitos, Kyle Bush retorna à pista. Mas talvez Bush tenha retornado somente para adicionar aquele “tempero” final à corrida, faltando apenas 6 voltas para o final, os dois pneus traseiros de seu carro estouraram resultando em uma bandeira amarela e fim de prova para Kyle Bush.

As equipes aproveitaram a bandeira amarela para uma última troca de pneus, de olho na provável última relargada do segmento final. A bandeira verde vem faltando apenas 4 voltas para o fim da corrida, e com Chase Elliott já abrindo distância de Hamlin. Mesmo com todo esforço do Hamlin, o máximo que ele consegue é passar a linha de chegada em segundo lugar, colado na traseira de Elliott que leva a bandeira quadriculada e a vitória desta prova história da Nascar.

Teremos novas provas no “Roval” de Daytona em 2021? Embora pouco provável, essa variação da tradicional pista Trioval provou ser uma alternativa muito interessante, e parece ter agradado a todos os fãs. 

Vamos à colocação final dos pilotos:

 

Compartilhe esta publicação
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Ford tem vitória de número 700 na Milha monstro - Vai Que To Te Vendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.