Entre em contato conosco

Automobilismo

Primeira prova dos Playoffs da NASCAR tem vitória de Kevin Harvick

Publicado:

em

Kevin Harvick

Darlington recebeu a primeira prova de um total de 10 que compõe os Playoffs da NASCAR Cup Series, e Kevin Harvick tem sua vitória após acidente na pista que custou a liderança de Martin Truex Jr.

Neste último domingo(06) a NASCAR Cup Series teve a primeira prova dos playoffs na pista de Darlington, localizada no estado da Carolina do Sul. O oval de 1,3 milhas é conhecido por ser uma das pistas mais desafiadoras da temporada, além de possuir um pavimento extremamente abrasivo, exige muita estratégia das equipes nas constantes trocas de pneus. Era previsto pelos engenheiros o uso de 13 jogos de pneus durante a prova.

Logo no início da corrida, uma surpresa já toma a atenção de todos: O esquema de pintura do carro #48 de Jimmie Jhonson. Trata-se de uma pintura comemorativa de 21 títulos, 7 de Dale Earnhardt, 7 de Richard Petty, e 7 do próprio Jimmie Jhonson. A pintura foi feita combinando elementos presentes nos carros dos 3 heptacampeões.

Kevin Harvick

Foto: Divulgação NASCAR

Darlington começa com um clima diferente, afinal a partir de agora faltam somente 10 etapas para a decisão do campeonato 2020, que este ano acontecerá em Phoenix. São ao todo 16 pilotos nos playoffs, dos quais 4 já serão eliminados logo nas primeiras 3 etapas, restando somente 12. Cada corrida conta muito a partir de agora, e dos 16 pilotos nos playoffs, Ryan Blaney (#12) foi quem começou com o pé esquerdo largando em último lugar devido a uma punição por uma alteração irregular no lastro do carro.

 

Stage 1

O primeiro estágio se inicia com uma pequena disputa entre  Chase Elliott (#9) e Denny Hamlin (#11) que não chegou a empolgar, mas serviu para Elliott se posicionar na ponta e abrir distância de Hamlin, que ficou com o segundo lugar. Como planejado, a volta de número 25 trouxe uma bandeira amarela de competição. A parada foi tranquila e permitiu que as equipes preparassem os carros para uma eventual parada em bandeira verde ainda no primeiro estágio.

Sem nenhuma bandeira amarela à vista, Kyle Bush é o primeiro a parar em bandeira verde. Todos os demais carros o seguem na parada, mas algumas voltas depois a bandeira amarela acaba acontecendo devido a um acidente com Brad Keselowski (#2). A relargada acontece na volta 88, e sem maiores surpresas ou reviravoltas Martin Truex Jr (#19) fatura a vitória do primeiro estágio.

Foto: Divulgação NASCAR

Acredite ou não em sorte, alguns dos pilotos que mais tiveram problemas com carro ou equipe ao longo do estágio, foram exatamente os que estavam disputando os playoffs.

 

 

Stage 2

Pouco antes da largada, Jimmie Jhonson (#48) perde 6 posições na parada de pit realizada na bandeira amarela entre os estágios. Ryan Blaney (#12) é outro que não dá muita sorte, após uma espetacular corrida de recuperação no primeiro estágio, volta aos pits pouco antes da relargada e cai para 31° lugar.

O segundo estágio começa com Martin Truex Jr (#19) mantendo a liderança, seguido por Chase Elliott (#9) e Denny Hamlin (#11). Mesmo com os problemas, Jimmie Jhonson (#48) demonstra que está com um carro muito acertado e consegue assumir o 6° lugar após uma bela ultrapassagem sobre Kyle Bush (#18).

Kevin Harvick

Foto: Divulgação NASCAR

Uma nova parada em bandeira verde bagunçou o grid, e o ótimo trabalho de pit da equipe de Kevin Harvick (#4) o permite assumir a liderança. O que ninguém contava é que somente algumas voltas depois, Darrell Wallace (#43) causaria uma bandeira amarela devido ao travamento de um dos freios de seu carro. O que já estava complicado só piora, já que a maioria das equipes decide repetir o pit, na tentativa de preparar os carros para aguentarem até o final do estágio.

A nova parada custa a Harvic sua liderança, e Martin Truex Jr (#19) assume novamente a ponta após a relargada. Chase Elliott (#9) e Denny Hamlin (#11) continuam na briga pelo 2° lugar, mas é no 4° que tivemos a surpresa do estágio, com Jimmie Jhonson (#48) assumindo a posição e superando todos os problemas que havia tido até o então.

Com o restante do estágio seguindo na normalidade, Martin Truex Jr (#19) fatura sua segunda vitória da noite.

 

Final Stage

A parada nos pits e a relargada provocam uma mudança na liderança e Denny Hamlin (#11) assume deixando Martin Truex Jr (#19) com o 2° lugar. Dentre os que estão nos playoffs, foi a vez de Joey Logano (#22) passar por um susto, durante a relargada sofreu um dano forte na traseira, fazendo com que sua posição caísse para 18° lugar.

John Hunter Nemechek (#38) colide com o muro, causando a primeira bandeira amarela do estágio sendo obrigado a recolher o carro para a garagem. Após a paradas no Pits, Kyle Bush (#18) bem que tenta, mas não consegue assumir a liderança que permanece com Martin Truex Jr (#19).

Kevin Harvick

Foto: Divulgação NASCAR

Os pilotos fizeram mais duas paradas ao longo do estágio até que uma bandeira amarela finalmente apareceu, restando em torno de 45 voltas. Após a relargada começou uma disputa entre Martin Truex Jr (#19) e Chase Elliott (#9) que não acabou bem para nenhum dos dois. Um contato com o carro de Elliott provoca o estouro dos pneus de Truex e o obriga a ir para os boxes. Kevin Harvick (#4) aproveita a oportunidade para assumir a liderança e leva a vitória do último estágio em Darlington, seguido por Austin Dillon (#3) em segundo e Joey Logano (#22) em terceiro.

Vamos à tabela final da corrida:

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.