Entre em contato conosco

Brasileirão

Saudades deles? Os ex-São Paulo que disputarão a Champions League 19/20

Published

em

Tolói, ex-São Paulo
Foto: Reprodução/Reuters/Carl Recine

A Champions League está de volta e o São Paulo estará presente… pelo menos um pouquinho. Relembre os jogadores ex-são paulinos que estão na briga pelo título mais importante do futebol europeu

Compartilhe esta publicação

Nessa sexta-feira (7), a Champions League, finalmente, estará de volta! Oito equipes disputam as quatro vagas restantes para as semifinais do maior torneio de futebol do mundo. Entre os clubes que ainda estão vivos na competição, alguns jogadores já vestiram as cores do São Paulo antes de brilharem na Europa. Você sabe quem são eles? Nesta matéria, além de mim, os colunistas Vinicius Mota, Matheus Batista e Rikelme listaram os ex-são paulinos que hoje brigam pela “orelhuda”. Confira!

Ederson, o goleiro que nunca teve uma chance no São Paulo

O segundo goleiro mais caro do mundo e peça fundamental na filosofia do Manchester City de Guardiola já foi quarto reserva nas categorias sub-15 do São Paulo. Ederson Moraes ficou no Tricolor dos 12 aos 14 anos e, aos 15, já foi transferido ao Benfica, onde, posteriormente, cresceu muito como jogador e se tornou um dos mais promissores do futebol.

Pelo Manchester City, Ederson coleciona títulos coletivos e individuais, com destaque para diversas nomeações para a seleção da Premier League e até mesmo indicação para o prêmio de melhor goleiro do mundo. Num cenário onde o São Paulo penou muito para encontrar o sucessor de Rogério Ceni, ver um atleta de suas categorias de base brilhando na Inglaterra é, no mínimo, revoltante para a torcida.

Thiago Mendes, de desconhecido a peça fundamental

Disputado entre os dois clubes que dividem um muro na Barra Funda, Thiago Mendes escolheu o São Paulo e chegou ao clube em 2015 com status de promessa após boa temporada pelo Goiás. Pelo Tricolor, o volante disputou 90 partidas e contribuiu com 4 assistências e 5 gols, sendo um deles decisivo para classificar a equipe para a Libertadores em 2015.

Em 2017, por 34 milhões de reais, Thiago Mendes trocou o Brasil pela França e foi atuar no Lille. Por lá, o volante cresceu imensamente de produção sob o comando de Marcelo Bielsa e se tornou um jogador visado no futebol francês. Tanto é que, posteriormente, o ex-são paulino foi vendido ao Lyon por cerca de 108 milhões de reais. No entanto, após ser titular por quase toda a temporada, o atleta acabou perdendo espaço no elenco e atualmente é reserva.

View this post on Instagram

⚽️🦁🔥 #TeamOL #OL #OlympiqueLyonnais

A post shared by THIAGO MENDES 12 🇧🇷🇫🇷 (@thiagomendesoficial23) on

Éder Militão, mais um “Made in Cotia” na Europa

O beque mais caro da história Real Madrid, foi eleito cinco vezes defensor do mês na Primeira Liga e entrou para a seleção da temporada na competição de Portugal, atuando pelo Porto. Assim, bastou apenas um ano para chamar atenção do Real Madrid no qual se transferiu no fim do período. Militão ficou dos 13 aos 20 anos no São Paulo, onde na base participou de uma época vitoriosa. Porém, no profissional não teve a honra de conquistar títulos. Por outro lado, rendeu bem atuando na lateral direita, uma posição que o clube tinha deficiência.

Na sua primeira temporada como jogador clube Merengue, o zagueiro conquistou a La Liga 19/20. No entanto, seu rendimento não vinha agradando os torcedores. Quando comparado às atuações anteriores foi abaixo do esperado. Portanto, Militão pode esquecer os desempenhos que não vinham agradando e dar a volta por cima nesta Champions League.

Casemiro, de contestado no São Paulo a um dos melhores do mundo

O volante que encanta os torcedores do Real Madrid passou pelo São Paulo e lá atuou nos anos de 2010 a 2013. Assim, sua primeira aparição defendo as cores do tricolor paulista aconteceu na Copa São Paulo de Futebol Junior. Casemiro era quieto e tímido como grande parte dos garotos que despontava na base naquele período. O volante surgiu em sua posição já na base, subiu e fez a sua primeira partida entre os titulares em 2010. Sendo assim, com o bom desempenho, foi convocado para a Copa do mundo Sub-20.

Ao longo de seu período, uma drástica queda de rendimento o fez ser “queimado” pela torcida tricolor, que até então só havia enxergado sucesso no garoto Lucas Moura. Portanto, essa queda técnica o fez ser vendido aos Galáticos do Real Madrid no início de 2013. Por lá, Casemiro teve início na equipe B. Posteriormente, o cria de Cotia teve sua chance no time principal. Naquele mesmo ano, foi emprestado ao Porto e foi destaque, especialmente na disputa da Liga Europa. Assim, em Portugual realizou 41 partidas e marcou 3 gols. Em seu retorno ao Real, ganhou a posição e, então, junto com Modric e Toni Kroos, ganhou três Champions League seguidas nos anos de 2015 a 2017. Atualmente, o ex-São Paulo é peça fundamental nos merengues.

View this post on Instagram

🎩 @lukamodric10 🎩 🤵@toni.kr8s 🤵

A post shared by Casemiro (@casemiro) on

Rafael Tolói, o zagueiro do último título são-paulino

Rafael Tolói vem sendo um dos pilares da sensação do futebol europeu: a Atalanta. O zagueiro de 29 anos vem atuando com bastante regularidade pelo clube de Bérgamo. Portanto, no esquema de três zagueiros, o camisa 2 vem tendo uma temporada de destaque na parte ofensiva. O atleta, que sempre foi conhecido de ir bem ao ataque para finalizar, mostrou ser um ótimo garçom. Sendo assim, foram incríveis sete assistências em 33 partidas pela Serie A italiana, auxiliando sua equipe a ter uma das maiores médias de gols da história da competição.

Vindo do Goiás, Rafael Tolói atuou pelo São Paulo entre 2012 e 2015, sendo, então, peça fundamental no título da Copa Sulamericana 2012. O jogador é conhecido pela boa imposição física, passe e uma ótima chegada ao ataque. Porém, saiu por um quantia baixa, em torno de 12 milhões de reais. Sendo assim, o Tricolor Paulista poderia ter conseguido um valor maior pelo zagueiro que está na fase final da Super Champions League e, atualmente, está avaliado em 12 milhões de euros.

View this post on Instagram

#Repost @atalantabc with @get_repost ・・・ Obrigado a todos pelo carinho e pela torcida mais um ano de @seriea fantástico! Obrigado @atalantabc , obrigado Bergamo sou estremamente grato por fazer parte dessa família! 🖤💙 Una stagione strana, difficile, speciale. Anche per questo il 3º posto conquistato per il secondo anno consecutivo e ancora più straordinario, così come lo sono gli infiniti record stabiliti. Dedicato a #BergAMO e ai bergamaschi, a chi ci ha lasciato e a chi sta ancora lottando, e a tutti i tifosi atalantini. 🖤💙 E non finisce qui… 👏 ⠀ A strange, tough, special season. It’s also why this 3rd place, reached for the second time in a row, is even more extraordinary, as are the endsless broken records. Dedicated to Bergamo and the Bergamaschi, to those who left us and those who are still fighting, and to all the #Atalanta fans. 🖤💙 And it’s not over yet… 👏 ⠀ #GoAtalantaGo ⚫️🔵 #ForzaAtalanta

A post shared by Rafael Toloi (@rafael.toloi2) on

Compartilhe esta publicação