Entre em contato conosco

Automobilismo

Sergio Pérez conquista primeira vitória da carreira em Sakhir

Publicado:

em

Racing Point tem pódio duplo com Lance Stroll em terceiro

 

Sérgio Perez completou 10 anos de carreira como piloto da Fórmula 1 este ano. Tem feito uma temporada de muito destaque, talvez a melhor até aqui, mas mesmo mostrando tanta habilidade, o mexicano não tem vaga garantida na próxima temporada.

A atual equipe de Pérez já anunciou que terá Sebastian Vettel ao lado de Lance Stroll em 2021, mudança que vem acompanhada da mudança de nome, a Racing Point passará a se chamar Aston Martin.

Mas Pérez não se deixa abater com a condição atual da carreira, e a vitória hoje prova que ele não está pronto para desistir. Logo na primeira volta, Leclerc (Ferrari) atingiu o carro do mexicano, que foi obrigado a fazer um pit stop e caiu para a décima oitava posição. A partir daí, Pérez escalou o pelotão até a primeira posição, onde ficou até o final da corrida.

“Que dia! Especialmente depois da primeira volta, eu pensei não de novo, não pode acontecer de novo. Semana passada o pódio estava no bolso e o motor quebrou, hoje nós fizemos tudo certo, uma largada tremenda, e aí fui empurrado para fora da pista. Mas nós não desistimos, fizemos o melhor”, declarou Pérez

Imagem: Racing Point

Em 190 Grandes Prêmios disputados, esta é a primeira vitória do mexicano.

“Eu trabalhei tão duro para chegar à Fórmula 1, para estar e me manter aqui. Hoje estou extremamente feliz e em paz comigo mesmo, sabendo que se eu não estiver no grid ano que vem, eu estou determinando em voltar em 2022”, revelou Sergio.

O Grande Prêmio de Sakhir teve como segundo colocado Esteban Ocon (Renault). É a primeira vez que o francês sobe ao pódio e é o terceiro pódio da equipe Renault em 2020.

“Quando cruzei a linha, eu chorei. Tem sido uma temporada difícil e claro que quando você não está indo bem, tem muitas críticas. Mas continuamos acreditando em nós, e tivemos uma grande evolução este ano, mesmo que outros não tenham visto. Hoje valeu a pena. Na sexta-feira já parecia que seria um bom final de semana e foi”, disse Ocon.

Imagem: Renault

O terceiro colocado foi Lance Stroll, o que deu à Racing Point o primeiro pódio duplo da equipe e pontos valiosos na disputa de terceiro colocado no mundial de construtores. O canadense chega ao pódio pela segunda vez em 2020.

“Feliz pela equipe, P1 e P3 é o que precisávamos este final de semana, bons pontos. Esteban conseguiu nos passar no pit stop. Mas feliz com o resultado, com os dois carros no pódio”, afirmou Stroll.

Já para a Mercedes, que correu com Russell no lugar de Hamilton, o dia não foi tão bom assim. Com Bottas errando na largada, Russell logo assumiu a liderança, onde ficou por 46 voltas, fez a parada e voltou em segundo. Bottas parou algumas voltas depois, e o inglês recuperou a liderança.

Imagem: Getty Images

O problema veio quando durante o safety car, causado pela batida de Aitken (Williams), a equipe decidiu fazer um pit stop duplo, e uma confusão colocou George de volta na pista com um jogo misto e errado de pneus, o que o fez voltar aos boxes mais uma vez. Bottas também teve problemas na parada.

George então seguiu recuperando posições quando um furo no pneu traseiro obrigou a piloto a fazer uma quarta parada e acabou na parte de baixo do pelotão, em décimo quinto.

Com pneus mais novos, Russel conseguiu fazer ultrapassagens e terminou a corrida em nono, além de ter feito a volta mais rápida do dia. Com isso, o inglês conquista seus primeiros três pontos na categoria, dois por terminar em nono e um extra da volta mais rápida.

“Não sei o que dizer, é um misto de emoções, estou orgulhoso do trabalho que fizemos para recuperar depois do erro no pit. Não conseguia acreditar quando Bono disse no rádio que tínhamos um pneu furado. Estou muito agradecida com a oportunidade de poder mostrar o que eu sou capaz de fazer”, relatou Russel.

Pela confusão com os pneus, Mercedes foi punida com multa de 20 mil euros.

Imagem: Fórmula 1

Terminaram ainda entre os dez primeiros colocados, Carlos Sainz (McLaren) foi quarto, Daniel Ricciardo (Renault) quinto, Alexander Albon (Red Bull) sexto, Daniil Kvyat (Alpha Tauri) o sétimo, Valtteri Bottas (Mercedes) foi oitavo e Lando Norris (McLaren) o décimo.

O contato entre Charles Leclerc e Sergio Pérez na primeira volta tirou da corrida alguém que poderia chegar ao pódio, com chances de ser na primeira posição. Max Verstappen (Red Bull) ao tentar escapar da confusão entre Ferrari e Racing Point, acabou escapando e batendo no muro.

“É frustrante, principalmente quando você está tentando sobreviver nas primeiras curvas quando todo mundo é agressivo”, ponderou Max.

Pela colisão com Pérez, Leclerc foi punido pelos comissários da FIA com a perda de 3 posições no grid da próxima e última corrida da temporada, em Abu Dhabi.

“Eu vi o Sergio do lado de fora, eu estava esperando que ele ficasse do lado de fora [da curva], mas acho que ele quis cruzar a linha e então já era tarde, eu travei os pneus dianteiros e colide com o Checo”, contou Leclerc.

Imagem: Reprodução/FOM

O brasileiro Pietro Fittipaldi, que substituiu Romain Grosjean na Haas, terminou em último, mas disse que acima de tudo está grato pela oportunidade e por conseguir terminar a corrida.

“Durante a corrida eu estava tentando me acostumar a correr com tanto tráfego, e com o ar sujo. Acho que isso é o mais difícil. E quando você começa a receber bandeiras azuis, isso te faz perder bastante tempo. Eu aprendi muito e estou animado para a próxima”, revelou Pietro.

O brasileiro segue na Haas para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no domingo (13). Romain Grosjean não teria condições físicas de disputar a próxima corrida depois do acidente no final de semana passado, e decidiu que seria melhor voltar para casa e continuar se recuperando.

A corrida nos Emirados Árabes marca a última etapa da temporada 2020.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.