Entre em contato conosco

Automobilismo

Simon Pagenaud conta com estratégia perfeita e bandeiras amarelas para vencer primeira prova em Iowa

Publicado:

em

Pressão de Dixon no final da prova não foi o suficiente para tirar a vitória das mãos de Pagenaud, e manter o domínio da Ganassi

Simon Pagenaud guiou com todo seu talento na corrida 1 no oval de Iowa, saindo da última colocação do grid de largada para a liderança e vitória na terra do milho nos Estados Unidos. Assim o piloto da Penske quebra a hegemonia da Chip Ganassi nesse inicio da temporada 2020 da IndyCar Series.

“Que noite. Que dia para nós. Primeiro de tudo, um incrível esforço de grupo de toda a equipe Penske para se recuperar de Road America. Nós descarregamos muito bem. Esta manhã foi muito divertida. A qualificação foi desanimadora, mas esses caras nunca desistem. É disso que se trata esta equipe” comentou Pagenaud sobre o ótimo trabalho da equipe na primeira bateria do final de semana.

Imagem: Joe Skibinski (IndyCar)

O francês não teve vida fácil na primeira bateria do final de semana. Ainda na tarde da sexta-feira, antes mesmo da corrida, o carro #22 teve problemas na bomba de combustível, e dessa forma Pagenaud não teve sequer a chance de marcar seu tempo no treino classificatório. Saindo do fundão do grid, Simon já mostrou que não estava de brincadeira e nas primeiras voltas já escalava o pelotão, chegando na décima sexta posição.

Nas primeiras posições, Conor Daly que largou da pole position e Josef Newgarden já abriam certa vantagem em relação ao restante do pelotão. Posteriormente na volta 17 o piloto da Penske diminui a vantagem do rival da Carlin, e veio por fora pra assumir a liderança da prova.

Enquanto Newgarden despontava na primeira posição, Daly viu Will Power e Colton Herta chegando pelo seu retrovisor. Poucas posições atrás Pato O’Ward da Arrow McLaren deixou Alexander Rossi para trás e firmou seu carro no top-5 até então.

Imagem: Joe Skibinski (IndyCar)

Na primeira janela de abastecimento e troca de pneus, Pagenaud apostou numa entrada antes que os adversários para dar o chamado “undercut” nas voltas seguintes. Dessa forma foi aos poucos diminuindo a desvantagem em relação aos demais carros, e ir escalando o pelotão.

As bandeiras amarelas sem dúvida ajudaram Simon. Na volta 143 das 250, Power perdeu o controle do carro devido um problema na suspensão, acertou o muro na curva 4 e assim acionou a primeira das amarelas.

Pouco tempo depois com a relargada em vista, o spotter de Herta o avisou da bandeira verde poucos segundos antes dela ser mostrada de fato, e isso foi o suficiente para o piloto da Andretti decolar sobre o carro de Rinus Veekay, provocando outro acidente e assim anunciando a segunda amarela. Ambos foram levados ao centro médico imediatamente, e por sorte não sofreram nenhum ferimento.

Imagem: Chris Jones (IndyCar)

Ao decorrer da corrida o ponteiro teve Newgarden por um bom tempo, Takuma Sato que tentou uma estratégia diferente com pneus duros, Pato O’Ward surgindo com sua McLaren por poucas voltas, e claro Pagenaud, que veio pra assumir a ponta já na reta final da prova.

Faltando 40 voltas para a bandeira quadriculada tínhamos o francês da Penske na P1, seguido de Alexander Rossi e Scott Dixon, que assim como Pagenaud, tirou proveito das bandeiras amarelas para entrar nos boxes e alcançar o top-10.

Melhores momentos da corrida 1 – Vídeo: Facebook da IndyCar

Restando cerca de 20 voltas para o fim, Rossi perdia ritmo com os pneus desgastados, e assim Oliver Askew que não precisava se preocupar nem com seus pneus e nem com o gasto de combustível, veio diminuindo a diferença até arrancar a P3 das mãos de Alexander.

Imagem: Joe Skibinski (IndyCar)

Simon Pagenaud teve de aguentar a pressão de Dixon na vice-liderança apenas até cruzar a linha de chegada do Iowa Speedway na primeira posição. Askew veio logo atrás para conquistar seu primeiro pódio na Indy, seguido de O’Ward concluindo o excelente trabalho da Arrow McLaren; Newgarden que apesar de ter um dos melhores carros de todo o grid, não teve a melhor das estratégias, e terminou a prova na quinta colocação.

Imagem: Joe Skibinski (IndyCar)

Na corrida 2 que acontece na noite deste sábado, o piloto do carro #1 da Penske larga da pole position. A prova será transmitida ao vivo pelo DAZN e pelo canal BandSports, a partir das 21:30 (horário de Brasília).

Compartilhe esta publicação