Entre em contato conosco

Automobilismo

Tsunoda vence após punição para Mazepin na F2

Publicado:

em

Tsunoda

Nikita Mazepin cruzou a linha primeiro, mas foi Yuki Tsunoda quem conquistou a vitória na corrida 1 em Spa Francorchamps. A dupla tinha duelado durante toda a corrida depois que um lento pitstop de Tsunoda e deu a Mazepin a liderança provisória da corrida.

Tsunoda tentou vários movimentos para passar o russo no final, mas Mazepin agarrou-se à bandeira quadriculada antes que os comissários soltassem a sua penalidade de 5 segundos deixando-o em segundo lugar.
Mick Schumacher conquistou um quinto pódio, evitando qualquer drama par aumentar suas próprias chances de título e colocá-lo a 28 pontos da liderança do campeonato.

homenagem a Hubert

Antes da corrida 1, a comunidade do automobilismo se uniu em memória amorosa de Anthoine Hubert, que morreu tragicamente em Spa-Francorchamps há um ano. A mãe de Anthoine, Nathalie juntou-se a Juan Manuel Correa e aos membros do paddock F2, juntamente com vários motoristas Fórmula 1 e membros da equipe, em um minuto de silêncio np grid para prestar seus respeitos ao Francês.

Durante a volta 19 a transmissão mostrou outro momento de emoção envolvendo Hubert, quando membros das equipes se reuniram a frente do boxes e aplaudiram até ser mostrado o capacete de Hubert e uma imagem do piloto dentro do boxe da Renault (o jovem piloto pertencia a academia de pilotos da equipe francesa).

A corrida

Tsunoda

SPA, BELGIUM – AUGUST 29: Race Winner Yuki Tsunoda of Japan and Carlin celebrates in Parc Ferme during the feature race of the Formula 2 Championship at Circuit de Spa-Francorchamps on August 29, 2020 in Spa, Belgium. (Photo by Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images)

Tsunoda conseguiu uma largada limpa da pole, mas o mesmo aconteceu com Mazepin da segunda posição, indo roda a roda, o piloto Carlin tinha o lado de dentro e segurou os nervos, travando ao último e mantendo a posição.
Tendo perdido a oportunidade de roubar primeiro, Mazepin foi repentinamente atraído para a multidão atrás dele e Nobuharu Matsushita avançaram para a P2.
Foi um começo misto para os 10 primeiros, Shwartzman foi lento e caiu para sétimo, já seu companheiro de equipe Schumacher avançou para o quarto lugar. Louis Delétraz foi outro a ir bem longe e se viu em quinto na saída da Curva 1. Enquanto isso, o líder do campeonato Ilott já havia feito duas vagas para P10.

Tendo recuado momentaneamente, Mazepin recuperou o segundo lugar de um Matsushita indefeso na volta 3.  O dia de Matsushita então ficou ainda pior. O piloto japonês começou um duelo com o companheiro de equipe Drugovich que  tentava ultrapassar pela direita dele, mas ele ficou sem espaço e o dois se enfrentaram. Drugovich tentou recuar, mas não conseguiu evitar o contato com a parte traseira direita de Matsushita, o que causou a entrada do carro de segurança virtual, após o carro do piloto japonês escapar e bater na barreira de proteção, enquanto Drugovich precisou trocar os pneus e o bico do carro.
Mazepin e Schumacher foram os primeiros a parar no boxes e trocar os pneus macios por médios. Tsunoda entrou uma volta depois, mas sua parada foi ruim e ele perdeu a posição na pista para Mazepin, que estava agora liderando.
Com uma estratégia alternativa, Guanyu Zhou herdou a liderança da corrida com uma diferença de 5s sobre o segundo colocado Pedro Piquet. O piloto da UNI-Virtuosi foi um dos últimos com pneus médios a ir para o box, retornando em P6, mas ele perdeu instantaneamente três lugares para Luca Ghiotto, Dan Ticktum e Piquet devido ao pneu novo. Seu companheiro de equipe Ilott o seguiu não muito depois.
O pitstop de Zhou deu a Mazepin a liderança, mas Tsunoda estava há pouco mais de um segundo atrás.Ele levou duas voltas, mas o piloto da Carlin chegou no russo e tentou um movimento ousado por dentro, mas Mazepin se recusou a entregar o lugar, dando a Tsunoda nenhuma escolha a não ser recuar.
Os pneus de Zhou finalmente estavam quentes, quando ele se mexeu e recuperou as posições que havia perdido depois de seu pitstop. O junior da Renault eliminou Ilott primeiro, antes de se lançar à frente de Ghiotto também.

Mazepin pensou que tinha começado a se afastar na frente, mas Tsunoda estava claramente apenas evitando e ele alcançou novamente tentando um movimento quase idêntico ao primeiro. Tsunoda avançou à frente, mas foi forçado a se afastar novamente, o que o levou de volta ao segundo lugar.

Mazepin cruzou a linha em primeiro, mas foi rapidamente informado de uma penalidade de 5 segundos, promovendo Tsunoda para primeiro e deixando Mazepin em segundo. Nada mudou atrás deles, com Schumacher fechando seu quinto pódio da temporada.
Delétraz acomodou-se no quarto lugar, à frente de Shwartzman, Ticktum e Zhou. Nissany chegou em P8, seguido por Ghiotto e Ilott.

Tsunoda

Classificação da corrida

Os brasileiros

Guilherme Samaia teve problemas e não chegou a largar, deixando seu parro parado no grid. Drugovich foi desclassificado, pois fez sua parada obrigatória somente na ultima volta, o que não é permitido. Já Pedro Piquet, chegou em décimo segundo.

 

Punições extra corrida

Mazepin não ficou contente com a punição que tirou o primeiro lugar dele e ao chegar no parque fechado atingiu a placa de de segundo lugar, quase acertando Tsunoda. Por esta atitude o piloto russo tomou uma penalização de cinco posições no grid da segunda corrida. Já para a equipe ouve uma repeensão referente a liberação perigosa do piloto durante a parada no box.

 Já Armstrong fez uma ultrapassagem por fora da pista na ultima volta e foi ponido com 5 segundos, caindo de 13° para 15°.

Compartilhe esta publicação
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Mick Schumacher vence e mantem o campeonato aberto na F2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.