Entre em contato conosco

Automobilismo

Valtteri Bottas vai largar na frente no GP da Emilia-Romagna

Publicado:

em

Bottas

Pierre Gasly tem desempenho brilhante e larga em quarto

O final de semana da Fórmula em Imola é um pouco diferente do tradicional. Está em teste para o GP da Emilia-Romagna o formato de final de semana com apenas dois dias de ação na pista, com apenas um treino livre de 90 minutos no sábado pela manhã, já seguido pelo treino classificatório, e a corrida no domingo. O formato permite mais tempo para que as equipes pudessem completar a jornada de Portugal à Itália e se prepararem.

Durante as entrevistas na sexta-feira, pilotos estavam animados pela imprevisibilidade que um final de semana mais curto traria.

“Eu acho que estamos preparados, mas ao mesmo tempo, uma hora e meia não é muito tempo para conseguirmos testar tudo o que normalmente faríamos. Te força a explorar e ao mesmo tempo encontrar o equilíbrio de quando acertar algo, permanecer naquilo e atacar o resto. Acho que o dia todo no sábado, mesmo durante a classificação, vamos estar testando coisas diferentes. É um desafio para os pilotos e para as equipes”, comentou Lando Norris da McLaren.

“Eu não faço uma caminhada de conhecimento da pista acho que desde 2013, se eu faço algo é ir de bicicleta, fiz algumas voltas pedalando também. A pista é estreita, para domingo pode ser difícil para ultrapassagens, ela tem mais cara das pistas antigas, parece divertida. Mal posso esperar por amanhã”, disse Daniel Ricciardo (Renault).

“Com pouquíssimo tempo para analisar os dados do treino livre, nos reorganizamos nossas prioridades e alocamos recursos de maneira diferente tanto na pista quanto em Maranello. Organizamos a gestão dos componentes, como motores e caixas de câmbio ou até a incorporação de elementos ovos já testados para reduzir o máximo possível de tempo e de riscos”, esclareceu o engenheiro chefe de corrida da Ferrari, Matteo Togninalli.

Imagem: Scuderia Ferrari

Depois de uma hora e meia de treino e duas horas e meia para avaliação de desempenho, os carros foram para a pista para o classificatório, que foi marcado por muitos tempos de volta eliminados porque os pilotos excederam os limites de pista.

O Q1 foi liderado por Lewis Hamilton e terminou com a eliminação dos dois pilotos da Haas, Grosjean 16ªº e Magnussen 17º, Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) 18º, Nicholas Latifi (Williams) 19º e Antonio Giovinazzi 20º.

O Q2 foi difícil para Max Verstappen (Red Bull), que teve um problema com uma das velas no motor. Depois de reclamar de perda de potência, a equipe austríaca correu para trocar a peça e colocar o carro de volta na pista, a tempo do holandês fazer uma boa volta e seguir para a terceira etapa.

Sebastian Vettel pela nona vez seguida ficou de fora do Q3, marcando a pior sequência da carreira do alemão, que larga em 14º, depois ter o tempo de volta eliminado por ultrapassar o limite de pista. Além dele, ficaram de fora da parte final, Sergio Pérez (Racing Point) em 11º, Esteban Ocon (Renault) em 12º, George Russel (Williams) é 13º e Lance Stroll (Racing Point) o 15º.

A disputa pela pole position foi acirradas, mas ficou entre os dois pilotos da Mercedes. Hamilton foi mais rápido na primeira tentativa, e Bottas ficou atrás por 0s031 e Verstappen ficou a 0s7 atrás. Na segunda tentativa Lewis bateu o próprio tempo, mas Bottas foi ainda mais rápido com 1m13s609, 0s097 à frente do britânico. É a décima quinta pole da carreira para o finlandês.

Bottas

Imagem: Fórmula 1

“Esta pista é linda, e é uma sensação ótima conseguir a pole – fiquei tremendo depois! Eu sabia na última volta que tinha de arriscar e ir forte, e o carro respondeu. É um bom lugar para largar amanhã e estou ansioso por isso”, revelou Bottas.

“Valtteri (Bottas) fez um ótimo trabalho, foi uma péssima volta minha! Essas coisas acontecem, a pista é inacreditável – especialmente a velocidade que estamos percorrendo”, falou Hamilton.

“Não foi uma grande classificação por causa do problema (no motor), não fizemos muitas voltas. Definitivamente parecemos ter um pouco de dificuldade, mas o terceiro lugar não é ruim”, avaliou Verstappen

Pierre Gasly fez uma volta brilhante e vai largar em quarto, é a melhor posição de largada do francês e da Alpha Tauri. Atrás dele vem Daniel Ricciardo, seguido de Alexander Albon (Red Bull), Charles Leclerc (Ferrari) é o sétimo, Daniil Kvyat (Alpha Tauri) o oitavo, e a dupla da McLaren ocupam as nona e décima posições, com Norris à frente de Carlos Sainz.

Homenagen – O autódromo de Imola antes abrigava o Grande Prêmio de San Marino, em um traçado diferente do atual. A pista foi mudada depois dos acidentes fatais de Roland Ratzenberger e de Ayton Senna em 1994. Pierre Gasly usa neste final de semana um capacete inspirado no do ídolo brasileiro, como forma de homenagear Senna, que também foi imortalizado no autódromo com uma estátua de bronze.

Imagem: Alpha Tauri

O Grande Prêmio da Emilia-Romagna tem largada prevista para as 9h10 da manhã no horário de Brasília, neste domingo (01).

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.