Entre em contato conosco

Automobilismo

Valtteri Bottas vence Grande Prêmio da Rússia

Publicado:

em

Hamilton é punido duas vezes e perde dois pontos na superlicença

Foto: Getty Images

O Grande Prêmio da Rússia mostrou mais uma vez que não é uma das pistas mais excitantes da temporada e depois das corridas em Monza e Mugello que tiveram mais ultrapassagens e mais emoção, foi um balde de água fria para os fãs. Aliás falando em fãs, o autódromo de Sochi recebeu 30 mil torcedores, é a primeira prova com público na temporada 2020.

Saindo dos boxes para a volta de aquecimento Lewis Hamilton (Mercedes) aproveitou para treinar a largada, duas vezes, em dois pontos diferentes. Chegou a confirmar com o engenheiro se poderia fazer aquilo naquela posição, o engenheiro afirmou que sim, contanto que Hamilton deixasse espaço para os outros carros passarem.

Mas no livro de regras da FIA, as posições que o piloto usou não eram legais e o britânico foi punido com cinco segundos e um ponto na superlicença em cada treino, resultando em perda de dois pontos* e penalidade de 10 segundos. Punição cumprida na parada para troca de pneus e que provavelmente custou o que seria a 91ª vitória para Hamilton.

“É o que é, eu não sei quais são as regras, mas vou descobrir depois. Foi bom terminar em terceiro, conquistar os pontos, é meio que uma derrota hoje, mas vou seguir em frente. Parabéns ao Valtteri pela vitória dele hoje”, pontuou Lewis.

Enquanto isso, Valtteri Bottas (Mercedes) que fez uma boa largada, ultrapassando Verstappen (Red Bull) e quase ultrapassando Hamilton que até então estava na frente, ficou com a primeira posição até o final da corrida, conquistando então a segunda vitória no ano e no GP da Rússia. Verstappen ainda lutou, mas não conseguiu alcançar o finlandês, e ficou com o segundo lugar.

“Acho que podemos ficar bem felizes com isso (a segunda posição no pódio). Depois do pit stop, com os pneus duros nós ficamos mais competitivos, mas eu já tinha perdido muito chão em relação ao Valtteri, ainda assim para nós numa pista que conhecidamente não somos tão competitivos, ser segunda é um ótimo resultado para nós”, revelou Verstappen.

Foto: Fórmula 1

Curiosamente as duas vitórias de Valtteri em Sochi acontecerem com ele largando em terceiro, e as duas vitórias este ano em corridas nas quais Lewis recebeu alguma tipo de punição.

“Eu senti que tudo estava sob controle, e eu ainda não ganhei tantas vezes na Fórmula 1, então é um sentimento especial. Eu acreditei que era questão de tempo para as coisas acontecerem do meu jeito e conseguir outra vitória. Espero conseguir manter o momento da corrida de hoje como impulso para as próximas corridas” declarou Bottas.

Sérgio Pérez (Racing Point) ficou com a quarta posição e Daniel Ricciardo (Renault) foi quinto, apesar da punição de cinco segundos por voltar à pista de maneira irregular quando ultrapassou o companheiro de equipe, Esteban Ocon, na curva 2. Ocon chegou em sétimo.

“Eu travei os freios dianteiros, então eu assumo a responsabilidade por isso, mas eu consegui colocar esse erro para trás e me recuperar. Considerando tudo, estou feliz com o meu dia e o resultado final, já que levamos bons pontos para casa. O carro está funcionando bem, com bom confiabilidade, tudo tem se alinhado bem para nós”, comentou Ricciardo.

Quem também ficou feliz com o desempenho na corrida foi Charles Leclerc (Ferrari), que mesmo largando mal da décima primeira posição, conseguiu chegar em sexto.

“A performance foi boa hoje. Eu fiquei surpreso com o ritmo melhor do carro, porque na sexta-feira eu não fui bem, degradei muito os pneus e hoje eu consegui melhorar e cuidar melhor dos pneus, isso é bom” falou o monegasco.

Foto: Fórmula 1

A primeira volta da corrida foi marcado por duas batidas e eliminações. Carlos Sainz (McLaren) escapou da pista e ao seguir a linha correta para retornar a pista acabou batendo o pneu dianteiro esquerdo na barreira. Já Lance Stroll (Racing Point) foi tocado por Leclerc e também acabou batendo na barreira.

“Estou desapontado que um movimento descuidado custou a nós uma resultado potencialmente bom. O que está feito está feito, e eu estou pronto para focar num retorno forte” avaliou Stroll.

Os dois pilotos da Alpha Tauri fizeram uma boa corrida e terminaram dentro dos pontos, Daniil Kvyat em oitavo e Pierre Gasly em nono. O último na zona de pontuação foi Alexander Albon (Red Bull), que teve batalhas interessantes durante a corrida, e chegou em décimo.

Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) chegou em bom 11º lugar, um desempenho melhor para o italiano que não terminou a corrida em Mugello. Kevin Magnussen (Haas) foi 12º, Sebastian Vettel (Ferrari) 13º, à frente de Kimmi Raikkone (Alfa Romeo), 14º e que hoje chegou à marca de 322 grandes prêmios, se igualando ao brasileiro Rubinho Barrichello. Lando Norris (McLaren) foi 15º, Nicholas Latifi (Williams) 16º, Romain Grosjean (Haas) terminou em 17º e George Russell (Williams) apenas 18º.

Foto: Getty Images

A Fórmula 1 volta daqui duas semanas com o Grande Prêmio de Eifel, no autódromo de Nürburgring, na Alemanha.

*Atualização 13h39: FIA voltou atrás na decião de tirar dois pontos da superlicença de Lewis Hamilton e trocou a punição por uma multa.  Medida havia sido considerado exagerada por muitos pilotos quando perguntados sobre o assunto.

Classificação

Pilotos

1. Lewis Hamilton Mercedes 205 pontos
2. Valtteri Bottas Mercedes 161 pontos
3. Max Verstappen Red Bull Racing 128 pontos
4. Lando Norris McLaren 65 pontos
5. Alexander Albon Red Bull Racing 64 pontos
6. Daniel Ricciardo Renault 63 pontos
7. Charles Leclerc Ferrari 57 pontos
8. Lance Stroll Racing Point 57 pontos
9. Sergio Pérez Racing Point 56 pontos
10. Pierre Gasly Alpha Tauri 45 pontos
11. Carlos Sainz McLaren 41 pontos
12. Esteban Ocon Renault 36 pontos
13. Sebastian Vettel Ferrari 17 pontos
14. Daniil Kvyat Alpha Tauri 14 pontos
15. Nico Hulkenberg Racing Point 6 pontos
16. Kimmi Raikkonen Alfa Romeo 2 pontos
17. Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 2 pontos
18. Kevin Magnussen Haas 1 ponto
19. Nicholas Latifi Williams 0 pontos
20. George Russel Williams 0 pontos
21. Romain Grosjean Haas 0 pontos

Construtores

1. Mercedes 366 pontos
2. Red Bull Racing 192 pontos
3. McLaren 106 pontos
4. Racing Point 104 pontos
5. Renault 99 pontos
6. Ferrari 74 pontos
7. Alpha Tauri 59 pontos
8. Alfa Romeo 4 pontos
9. Haas 1 ponto
10. Williams 0 pontos
Compartilhe esta publicação
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Valtteri Bottas é pole position em Nürburgring - Vai Que To Te Vendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.