Entre em contato conosco

Automobilismo

Zendeli larga bem e vence na Fórmula 3

Publicado:

em

Zendeli

Lirim Zendeli, conquistou sua primeira vitória na Fórmula 3 com um acerto perfeito em Spa-Francorchamps, terminando 4,7s à frente de Théo Pourchaire. O alemão garantiu que não poderia haver repetição de sua última volta em Silverstone, quando Bent Viscaal o ultrapassou na curva final da corrida, colocando uma lacuna sólida entre ele e Pourchaire em P2.
O dia de Trident ficou ainda melhor quando David Beckmann subiu ao pódio, enquanto Olli Caldwell  terminou em sétimo.
Alex Smolyar também selou seu melhor resultado na F3, ficando em quarto lugar antes do novo líder Oscar Piastri. O australiano tirou o máximo proveito dos problemas mecânicos para Logan Sargeant, ficando à frente nas últimas voltas e conquistando o primeiro lugar na classificação com ele. O americano eventualmente caiu para o oitavo lugar.

Como foi a prova

Zendeli disparouna frente, enquanto Pourchaire ficou preso atrás dele. O francês inicialmente foi para a esquerda, mas não havia espaço de manobra, então girou para a direita e se viu cercado. Ele agarrou-se ao P2, mas perdeu terreno na luta pelo primeiro.
Os cinco primeiros permaneceram inalterados na primeira volta, mas Richard Verschoor perdeu uma pisição para Liam Lawson.
Houve um breve período do carro de segurança virtual quando Alessio Deledda perdeu o controle na chicane e encalhou o carro no cascalho. Zendeli fez pouco barulho no reinício, recuando rapidamente à frente de Pourchaire, que lutava para permanecer na faixa de DRS. Beckmann foi travado na batalha com Smolyar pela posição final do pódio.

O alemão saiu à frente no reinício, mas o piloto do ART Grand Prix não recuou. O duelo continuou por mais uma volta, mas Pourchaire saiu da DRS variava do russo e havia pouco que Smolyar pudesse fazer para evitar o ataque de Beckmann que passou na curva 7.

Piastri não teve problemas para passar à frente de Verschoor pelo sexto lugar, mas a batalha para pegar seu rival pelo título, Lawson estava se mostrando um pouco mais problemático. A dupla foi roda a roda e beijou pneus. Piastri se viu à frente quando voltaram para a pista após a parada nos boxes, mas deixou o piloto da Hitech voltar para a frente em uma tentativa de evitar uma possível penalidade.
Sargeant avisou sua equipe que estava tendo problemas a partir do quinto lugar, quando Piastri ultrapassou Lawson de forma limpa.
O piloto também estava no rádio dizendo à Hitech que estava tendo problemas. Sargeant estava desesperadamente lutando para evitar o mesmo resultado, bem ciente de que se o australiano o passasse ele levaria a liderança do campeonato.
Sargeant sucumbiu, enquanto Piastri ultrapassava à esquerda dele à frente da Eau Rouge, fazendo-o ficar assim que ele entrou na curva.  Sargeant agora estava enfrentando uma luta apenas para permanecer nos pontos.
Na frente, Zendeli facilitou para uma vitória tranquila, 4,7s à frente de Pourchaire, com Beckmann assumindo a terceira colocação. Smolyar conquistou o quarto lugar à frente de Piastri, com Vesti em sexto e Caldwell em sétimo. Sargeant voltou para oitavo, à frente de Lawson e Verschoor.
Piastri agora está em primeiro lugar no Campeonato de Pilotos com 140 pontos, cinco à frente de Sargeant. Beckmann está em terceiro com 109,5, enquanto Lawson é quarto com 101 e Pourchaire quinto com 100. No Campeonato por Equipes, a PREMA permanece em primeiro lugar com 353,5 pontos, à frente do Trident com 194,5
e ART Grand Prix em 157. Hitech Grand Prix estão em quarto lugar, seguido por MP Motorsport.

Os brasileiros

Para os pilotos brasileiros Igor Fraga e Enzo Fittipaldi a primeira corrida do final de semana não foi boa. Enzo que na classificação estava em posição melhor que Fraga teve um furo no pneu no inicio da prova e viu sua corrida indo embora e terminou em vigéssimo sexto. Já Fraga andou boa parte do tempo em décimo quinto, mas acabou chegando na décima nona colocação.

Classificação: Zendeli em primeiro

Classificação da prova

Declaração do vencedor

“Foi um fim de semana muito bom, com a pole position e uma vitória. A equipe realmente fez um trabalho bom. Eles me deram um carro para pegar a pole e me deram um carro hoje para ficar na frente. Eu sou muito feliz, e espero que amanhã possamos manter o ritmo e talvez até chegar alguns lugares a cima” – declarou Zendeli

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.