Entre em contato conosco

Automobilismo

Daytona 400 termina com Big one e definição dos playoffs da NASCAR Cup Series

Publicado:

em

William Byron vence a Daytona 400, em uma corrida decisiva para os playoffs da NASCAR Cup Series. Acidente Big one tira Jimmie Johnson da disputa.

A NASCAR Cup Series voltou a Daytona neste último sábado (29) para mais uma edição da Daytona 400. Mais que uma simples corrida, pesava sobre esta prova a definição dos últimos 3 pilotos que iriam para os Playoffs preenchendo o total de 16 vagas. Seja por pontos ou por vitória, já tínhamos 13 vagas ocupadas, então muitas possibilidades e teorias estavam em jogo.

Como previsto, a corrida teve 3 estágios divididos em 50, 50 e 60 voltas. A chance de chuva de 40% não foi o suficiente para esfriar os ânimos dos 20.000 espectadores que estavam em Daytona com a retomada parcial da presença de público nas corridas. Claro que ainda é pouco perto da capacidade de mais de 100.000 pessoas do autódromo, mas fica cada vez mais claro que pouco a pouco a boa e velha NASCAR está retornando ao que era antes da pandemia.

Stage 1

No começo do estágio temos Kevin Harvick (#4) na ponta seguido de perto por Joey Logano (#22), e antes mesmo de completar a primeira volta, Martin Truex Jr.(#19) assumiu a liderança dando a todos uma ideia do que estaria por vir ao longo da noite de sábado. Os carros se mantinham em fileira tripla durante muitas voltas, enquanto se assistia um verdadeiro show pirotécnico proporcionado pele efeito das faíscas que saltam do contato dos carros com o pavimento e brilhavam durante a noite.

Um detrito acaba ficando preso à grade dianteira do Kevin Harvick (#4), na tentativa de evitar o superaquecimento o carro acaba perdendo algumas posições e cai para 24° lugar, porém a manobra se mostrou muito acertada, já que usando o deslocamento de ar dos carros à frente foi possível remover o detrito e voltar a acelerar.

Uma bandeira amarela de competição (programada) deu a todos o combustível necessário para concluir o estágio, uma vez que pneus não eram problema. Em se tratando de uma superspeedway como Daytona, o gerenciamento de combustível pelas equipes se torna mais crítico que o consumo dos pneus. Joey Logano (#22) assume a liderança e a mantém até o fim, faturando a vitória do primeiro estágio sem maiores surpresas.

Foto: Divulgação NASCAR

 

Stage 2

Com a pontuação obtida no primeiro estágio, Clint Bowyer (#14) tinha acabado de garantir sua vaga nos playoffs. A partir deste ponto, restavam somente duas vagas que poderiam ser preenchidas por Matt DiBenedetto (#21), Jimmie Johnson (#48) ou William Byron (#24), a não ser que um novo piloto ganhasse a corrida, desta forma teríamos apenas uma única vaga a ser disputada por pontos entre eles 3.

A primeira parada do estágio aconteceu em bandeira verde e complicou ainda mais a situação dos playoffs. Kyle Busch (#18) encerra os pits assumindo a liderança e conseguindo mante-la até muito perto do final do estágio, quando precisou fazer uma nova parada restando apenas poucas voltas para o fim.

Quem se aproveita novamente da situação é Joey Logano (#22) que assume a ponta de forma audaciosa, defendendo a posição em um final emocionante contra Martin Truex Jr.(#19). Parece que a noite era mesmo de Logano, que já havia faturado a vitória nos dois primeiros estágios. Mas o terceiro e último ainda estaria por vir.

Foto: Divulgação NASCAR

 

Final Stage

O último estágio começou com Joey Logano (#22) e Clint Bowyer (#14) brigando pela primeira posição, mas após uma parada em bandeira verde na volta de número 28 o carro de Logano nitidamente começou a perder rendimento, provavelmente por queda na temperatura de seus pneus. Era a oportunidade pela qual Kyle Busch (#18) estava esperando para assumir a liderança.

Como é comum nas superspeedways, os carros estavam tentando manter o ritmo ao longo do estágio para apostar tudo nas voltas finais. Faltando apenas 17 voltas vem a bandeira amarela, e quem acompanha a NASCAR sabe que uma relargada no fim do estágio é o prelúdio de um Big one, ainda mais em uma pista como Daytona. Some a isso o fato das últimas vagas para os playoffs estarem em jogo e já sabemos o resultado.

E então temos Big one em Daytona! O protagonista desta vez é Tyler Reddick (#8), que na luta com Kyle Busch (#18) pela primeira posição causam um acidente espetacular, tirando vários carros da corrida e levando a prova a uma bandeira vermelha.

Foto: Divulgação NASCAR

Para tornar tudo ainda mais emocionante, DiBenedetto (#21), Jimmie Johnson (#48) e William Byron (#24), conseguiram escapar do acidente e levaram toda tensão da decisão das ultimas vagas das playoffs para a relargada.

Denny Hamlin (#11) lidera a relargada, mas em poucas voltas Joey Logano (#22) assume a liderança e faz de tudo para mante-la. Logano se defende dos outros pilotos de forma espetacular, e guia como se sua vaga nos playoffs dependesse disso (ele já estava garantido). É claro que tanta energia e agressividade em Daytona resultam sempre em acidente, e faltando apenas duas voltas para o fim temos nosso segundo Big One, que levou a corrida à prorrogação. Este segundo acidente custou a Logano sua corrida, mas foi Jimmie Johnson (#48) quem lamentou mais, pois o carro do heptacampeão foi seriamente danificado naquela que era a última Daytona de sua carreira, e sua chance para os playoffs.

A boa notícia para os fãs, é que mesmo em último e sem condições de disputar os pontos para os playoffs, JJ retorna à pista graças ao trabalho de toda sua equipe. Em se tratando de Daytona, mais dois acidentes menores acontecem após a bandeira branca, mas a prova seguiu até a bandeira quadriculada, e com somente duas voltas William Byron (#24) garante sua vitória.

DiBenedetto (#21) fatura a outra vaga para os playoffs, com 6 pontos a mais que JJ.

Foto: Divulgação NASCAR

 

Vamos à situação dos playoffs após a corrida:

 

Resultado final da Daytona 400:

Compartilhe esta publicação
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Primeira prova dos Playoffs da NASCAR tem vitória de Kevin Harvick

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.