Automobilismo
Pedro Queirolo e David Muffato vencem as 4hs de Curitiba
A bordo do protótipo AJR, a dupla Pedro Queirolo e David Muffato largou na pole e dominou a maior parte das 4hs de Curitiba na segunda etapa da Império Endurance Brasil.
No último sábado (05) a Império Endurance Brasil trouxe a segunda etapa do campeonato para o AIC (Autódromo internacional de Curitiba), em Pinhais, município da região metropolitana da belíssima Curitiba.
Em uma cidade famosa por seu frio, as equipes imaginaram que a temperatura dos carros seria um dos menores problemas, mas os 28° C que se mantiveram ao longo da prova não foram exatamente “confortáveis” para os carros. Estamos falando de uma prova de endurance, o que significa mais que simplesmente velocidade, as equipes precisam ter principalmente regularidade, e os carros tem que sobreviver a 4 horas rodando pelos 3.695 km de extensão do circuito da capital paranaense. De um grid total de 34 carros, 24 concluíram a prova.
Em relação à etapa anterior, em Interlagos, tivemos muitas novidades em Curitiba. No que se refere a pilotos, a estréia da primeira mulher correndo pela categoria, Bruna Tomaselli, largando com sua equipe em 15° lugar no geral, mas com a pole de sua categoria, a P3. Quanto aos carros, também tivemos a estréia de uma nova McLaren 570s, a segunda da Categoria, de número #22 pilotada por Flavio Abrunhoza, Lucas Foresti e Leandro Romera. Este carro chegou na quarta-feira e no sábado já estava pronto para a correr na GT4, conseguindo largar em 19°, e finalizando em 15° na geral.
Aliás, uma das coisas mais interessantes para quem acompanha as provas de endurance são as categorias múltiplas correndo simultaneamente. Pode causar um pouco de confusão no começo, mas a ótima transmissão (com direito a uma fantástica câmera de Drone), nos mantém informados a todo tempo sobre qual categoria pertence cada carro, no mesmo formato que é feito na IMSA. São 7 categorias: P1, P2, P3, GT3, GT3L (para GT3 mais antigos que 2012), GT4 e GT4L (para GT4 mais antigos que 2012).
Na categoria P1 (protótipos), a pole ficou com o carro de número #113, guiado pela dupla de pilotos Pedro Queirolo e David Muffato. Ao longo da corrida a dupla teve um ótimo desempenho e manteve a P1 por praticamente toda prova, embora tenha chegado a perder a liderança por algum tempo para o carro #65 da dupla Nilson Ribeiro e Jose Ribeiro. Todavia, pouco antes da primeira janela de pit stops, o #65 foi obrigado a ir para os boxes em bandeira verde, deixando o caminho livre para que o carro #113 assumisse a primeira posição e nunca mais deixa-la. O segundo lugar da categoria ficou com a Ginetta G57 de número #20, pilotada por Fabio Ebrahim e Wagner Ebrahim, enquanto o terceiro lugar da categoria ficou com o carro #11 de Emilio Padron e Vitor Genz.
Aqui vale lembrar que conforme o regulamento, são previstas 3 paradas obrigatórias não menores que 4min ao longo da prova. As janelas das paradas acontecem a cada 55min. Na verdade, os tempos de 55min para cada janela dos boxes não são uma preocupação exclusiva dos protótipos. O combustível era uma preocupação para todas as equipes, sobretudo os veículos equipados com propulsor V8, dado seu maior consumo. Algumas equipes, como a Mclaren, chegaram a trabalhar na redução de potência dos carros para que não fosse necessária uma parada antes da abertura dos boxes, neste caso em específico, o carro sofreu uma redução de aproximadamente 20 cv de potência.
Ao longo da corrida, muitos dos protótipos vão tiveram problemas, e o carro #113 liderou isolado na categoria, mas é seguido de perto pelos GT3, neste caso dois carros que nos brindaram com uma belíssima disputa, a Mercedes AMG de número #9 pilotada por Xandinho Negrão e Ricardo Zonta e o Porsche número #55 pilotado por Marcel Visconde e Ricardo Maurício. A disputa pela liderança na GT3 é levada até as últimas voltas, já que o Porsche #55 de Marcel e Ricardo mesmo tendo liderado pela maioria das voltas, foi surpreendido por uma bandeira amarela faltando 15min para o fim da prova. Na relargada, mesmo com diversos retardatários entre eles, a Mercedes dá seu espetáculo e consegue chegar no Porsche faltando poucos minutos para o fim da corrida. Os carros entraram juntos na curva da vitória, a última curva do traçado de Curitiba mas o Porsche perdeu o controle colidindo com o muro. Foi fim de corrida para o Porsche #55, e a garantia de P1 na categoria para a Mercedes, P2 no geral.
Na categoria mais disputada, a GT4 (são 11 carros no total), a vitória ficou com a Mercedes de número #15, pilotada por Leonardo Sanches e Atila Abreu que largaram na P2, e fizeram um ótima corrida passando a Mercedes número #3 de Alexandre Auler e Guilherme Salas que havia largado na P1 da categoria, mas terminou com o 2° lugar. A Mclaren estreante, #22, ficou com P3 na categoria. Na colocação Geral os 3 primeiros GT4 ficaram com P6, P7 e P15, respectivamente. Nesta categoria quem também mereceu destaque foi a Ginetta #0 pilotada por Chico Horta, Adalberto Baptista e William Freire, que largaram em P26 no geral, e chegaram a P16, garantindo também o 4° lugar na categoria.
A próxima etapa acontece no Velopark no dia 10 de outubro.
Vamos ao quadro com as posições finais de mais este sábado de endurance:
Corrida – Endurance BR | |
Curitiba – PR |
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