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Automobilismo

Pedro Queirolo e David Muffato vencem as 4hs de Curitiba

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Queirolo

A bordo do protótipo AJR, a dupla Pedro Queirolo e David Muffato largou na pole e dominou a maior parte das 4hs de Curitiba na segunda etapa da Império Endurance Brasil.

No último sábado (05) a Império Endurance Brasil trouxe a segunda etapa do campeonato para o AIC (Autódromo internacional de Curitiba), em Pinhais, município da região metropolitana da belíssima Curitiba.

Em uma cidade famosa por seu frio, as equipes imaginaram que a temperatura dos carros seria um dos menores problemas, mas os 28° C que se mantiveram ao longo da prova não foram exatamente “confortáveis” para os carros. Estamos falando de uma prova de endurance, o que significa mais que simplesmente velocidade, as equipes precisam ter principalmente regularidade, e os carros tem que sobreviver a 4 horas rodando pelos 3.695 km de extensão do circuito da capital paranaense. De um grid total de 34 carros, 24 concluíram a prova.

Foto: Team Ginetta Brasil

Em relação à etapa anterior, em Interlagos, tivemos muitas novidades em Curitiba. No que se refere a pilotos, a estréia da primeira mulher correndo pela categoria, Bruna Tomaselli, largando com sua equipe em 15° lugar no geral, mas com a pole de sua categoria, a P3. Quanto aos carros, também tivemos a estréia de uma nova McLaren 570s, a segunda da Categoria, de número #22 pilotada por Flavio Abrunhoza, Lucas Foresti e Leandro Romera. Este carro chegou na quarta-feira e no sábado já estava pronto para a correr na GT4, conseguindo largar em 19°, e finalizando em 15° na geral.

Aliás, uma das coisas mais interessantes para quem acompanha as provas de endurance são as categorias múltiplas correndo simultaneamente. Pode causar um pouco de confusão no começo, mas a ótima transmissão (com direito a uma fantástica câmera de Drone), nos mantém informados a todo tempo sobre qual categoria pertence cada carro, no mesmo formato que é feito na IMSA. São 7 categorias: P1, P2, P3, GT3, GT3L (para GT3 mais antigos que 2012), GT4 e GT4L (para GT4 mais antigos que 2012).

Na categoria P1 (protótipos), a pole ficou com o carro de número #113, guiado pela dupla de pilotos Pedro Queirolo e David Muffato. Ao longo da corrida a dupla teve um ótimo desempenho e manteve a P1 por praticamente toda prova, embora tenha chegado a perder a liderança por algum tempo para o carro #65 da dupla Nilson Ribeiro e Jose Ribeiro. Todavia, pouco antes da primeira janela de pit stops, o #65 foi obrigado a ir para os boxes em bandeira verde, deixando o caminho livre para que o carro #113 assumisse a primeira posição e nunca mais deixa-la. O segundo lugar da categoria ficou com a Ginetta G57 de número #20, pilotada por Fabio Ebrahim e Wagner Ebrahim, enquanto o terceiro lugar da categoria ficou com o carro #11 de Emilio Padron e Vitor Genz.

Aqui vale lembrar que conforme o regulamento, são previstas 3 paradas obrigatórias não menores que 4min ao longo da prova. As janelas das paradas acontecem a cada 55min. Na verdade, os tempos de 55min para cada janela dos boxes não são uma preocupação exclusiva dos protótipos. O combustível era uma preocupação para todas as equipes, sobretudo os veículos equipados com propulsor V8, dado seu maior consumo. Algumas equipes, como a Mclaren, chegaram a trabalhar na redução de potência dos carros para que não fosse necessária uma parada antes da abertura dos boxes, neste caso em específico, o carro sofreu uma redução de aproximadamente 20 cv de potência.

Foto: Rodrigo Guimarães

Ao longo da corrida, muitos dos protótipos vão tiveram problemas, e o carro #113 liderou isolado na categoria, mas é seguido de perto pelos GT3, neste caso dois carros que nos brindaram com uma belíssima disputa, a Mercedes AMG de número #9 pilotada por Xandinho Negrão e Ricardo Zonta e o Porsche número #55 pilotado por Marcel Visconde e Ricardo Maurício. A disputa pela liderança na GT3 é levada até as últimas voltas, já que o Porsche #55 de Marcel e Ricardo mesmo tendo liderado pela maioria das voltas, foi surpreendido por uma bandeira amarela faltando 15min para o fim da prova. Na relargada, mesmo com diversos retardatários entre eles, a Mercedes dá seu espetáculo e consegue chegar no Porsche faltando poucos minutos para o fim da corrida. Os carros entraram juntos na curva da vitória, a última curva do traçado de Curitiba mas o Porsche perdeu o controle colidindo com o muro. Foi fim de corrida para o Porsche #55, e a garantia de P1 na categoria para a Mercedes, P2 no geral.

Na categoria mais disputada, a GT4 (são 11 carros no total), a vitória ficou com a Mercedes de número #15, pilotada por Leonardo Sanches e Atila Abreu que largaram na P2, e fizeram um ótima corrida passando a Mercedes número #3 de Alexandre Auler e Guilherme Salas que havia largado na P1 da categoria, mas terminou com o 2° lugar. A Mclaren estreante, #22, ficou com P3 na categoria. Na colocação Geral os 3 primeiros GT4 ficaram com P6, P7 e P15, respectivamente. Nesta categoria quem também mereceu destaque foi a Ginetta #0 pilotada por Chico Horta, Adalberto Baptista e William Freire, que largaram em P26 no geral, e chegaram a P16, garantindo também o 4° lugar na categoria.

Foto: Team Ginetta Brasil

A próxima etapa acontece no Velopark no dia 10 de outubro.

Vamos ao quadro com as posições finais de mais este sábado de endurance:

Corrida – Endurance BR
  Curitiba – PR    
Pos Piloto/Carro    PROVA   vs    Melhor na
1 113   AJR   3:59:59.071  162 1:12.842 10
2 9   Mercedes   == 161 ==  161 1:16.990 11
3 63   AstonMartin   == 158 ==  158 1:19.317 11
4 55   Porsche   == 156 ==  156 1:16.954 81
5 155   Ferrari   8:41.669  156 1:18.899 37
6 15   Mercedes   8:42.851  156 1:20.621 79
7 3   Mercedes   8:43.407  156 1:20.303 43
8 20   Ginetta G57   == 155 ==  155 1:15.939 10
9 72   MRX   == 150 ==  150 1:21.217 43
10 34   MRX   9.906  150 1:22.455 41
11 11   AJR   == 148 ==  148 1:13.226 78
12 75   MRX   13.438  148 1:21.230 125
13 7   MRX   == 146 ==  146 1:23.717 47
14 44   MRX   == 144 ==  144 1:19.233 11
15 22   McLaren   == 142 ==  142 1:21.939 44
16 0   Ginetta GT4   == 138 ==  138 1:24.185 82
17 82   Roco   == 136 ==  136 1:23.917 46
18 64   BMW M3   3.328  136 1:25.714 59
19 57   Ginetta GT4   == 135 ==  135 1:23.116 96
20 73   MRX   == 134 ==  134 1:27.461 104
21 46   AJR   == 133 ==  133 1:16.868 40
22 5   AJR   == 127 ==  127 1:16.116 11
23 54   Mercedes   6:20.616  127 1:28.639 3
24 23   McLaren   == 122 ==  122 1:23.094 28
25 69   Ginetta GT4   == 96 ==  96 1:22.500 76
26 12   Sigma   == 92 ==  92 1:20.604 13
27 65   AJR   == 74 ==  74 1:11.676 10
28 88   MCR   == 71 ==  71 1:19.307 16
29 16   Ginetta GT4   == 66 ==  66 1:27.618 55
30 80   AJR   == 40 ==  40 1:17.578 4
31 175   AJR   == 19 ==  19 1:16.838 10
32 228   Astra   == 16 ==  16 1:33.166 9
33 43   AJR   == 15 ==  15 1:14.768 2
34 18   MCRFordV8   == 13 ==  13 1:22.986 4

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